Como é feita a cirurgia de hemorroidas?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

As tradicionais cirurgias de hemorroidas contam com corte dos tecidos internos e remoção da veia desde o ponto onde nasce, ou com a remoção das hemorroidas internas por meio da utilização de um grampeador.

Mas a natureza é sábia, e nosso organismo demora um pouco, mais ou menos por volta de 15 dias para voltar ao normal. Após esse período, a situação costuma estar sob controle, incluindo a dor, e a pessoa poderá retornar ao trabalho e às principais atividades.

Riscos e complicações na cirurgia de hemorróidas
Podemos considerar que os riscos da cirurgia das hemorróidas são reduzidos, incluindo a dor ou possível infeção na área das hemorróidas após a sua remoção. No entanto, estas complicações são raras e menores.

A cirurgia para hemorroidas não é necessária em todos os casos. Pelo contrário, ela é feita em quadros graves, com sintomas recorrentes e intensos. Ela se torna uma opção mais adequada quando o prolapso das hemorroidas incomoda muito o paciente, ou seja, quando o tecido dessa região do ânus é externada com frequência.

A hemorroidectomia é uma cirurgia para tratar as hemorroidas de graus 3 e 4 e que prolapsaram ou aquelas que não estão respondendo ao tratamento tradicional. Durante a cirurgia, o paciente receberá anestesia local ou geral, e o médico fará pequenos cortes ao redor do ânus para retirar as hemorroidas.

Carregar peso, caminhadas prolongadas, dirigir veículos são atividades que devem ser evitadas.

Após a cirurgia, é normal o intestino ficar mais preguiçoso e, com isso, haver o ressecamento das fezes. Por isso, é importante ingerir bastante fibras nesse momento e também beber entre 2 a 3 litros de água por dia para ajudar na hora da evacuação. Evite alimentos processados, refrigerantes, bebidas alcoólicas etc.

Você vai precisar de repouso no período de 07 dias e poderá retornar as atividades em até 15 dias.

Eventualmente, se a hemorroida não for tratada, ela pode formar coágulos, situação conhecida como trombose hemorroidária.

Os motivos pelos quais isso acontece são as variantes de todo procedimento cirúrgico: técnica empregada, honorários médicos, custos hospitalares e de equipe. Na rede particular, contudo, é possível encontrar a cirurgia de remoção de hemorróidas por valores a partir de R$ 4.000,00.

2) Cirurgia de hemorroida dói muito
O ânus é uma região delicada e sensível, por isso, o paciente precisa de cuidados específicos para se recuperar com tranquilidade. O cuidado básico diz respeito à alimentação.

A cirurgia proctológica foi, na maioria das vezes, realizada entre nós com raquianestesia ou peridural e raramente com anestesia geral.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

O grau 1 é quando não há prolapso (exteriorização) da hemorroida; O grau 2 é quando há exteriorização, mas o retorno da hemorroida acaba sendo espontâneo; O grau 3 é quando é necessário um auxílio manual para o retorno normal da veia; E o grau 4 é quando a hemorroida não retorna nem com o auxílio manual.

Existem pomadas que possuem propriedades analgésicas, secativas, vasoconstritoras e anti-inflamatórias que são muito utilizadas no tratamento das hemorroidas como, por exemplo, a Hemovirtus, Ultraproct ou Proctyl.

Entre os tratamentos cirúrgicos mais eficazes está a técnica de Desarterialização Hemorroidária Transanal (THD). Guiada por Doppler, é também conhecida por Cirurgia Minimamente Invasiva das Hemorroidas.