É normal vomitar depois de uma cirurgia de apendicite?

Perguntado por: ealbuquerque6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 3 votos

Náuseas e vômitos pós-operatórios são comuns e podem ser evitados. Complicações provenientes deste problema acarretam aumento de morbi-mortalidade. Foi realizada revisão de literatura no MEDLINE, com foco em estudos clínicos controlados.

Pós-operatório, recuperação na apendicectomia
Em ambos os casos, pode surgir alguma dor ou hematomas na zona das incisões nos primeiros dias após a operação. Para aliviar a dor e desconforto, normalmente são prescritos alguns analgésicos. Em casos de apendicectomia laparoscópica, pode surgir alguma dor no ombro.

As náuseas e vômitos após procedimento cirúrgico são muito comuns. São causa de grande desconforto e atraso na alta hospitalar, são importante causa de reinternação e podem ser responsáveis por eventos como deiscência (abertura de pontos) da parede abdominal e pneumonia por aspiração.

As principais complicações foram: abcesso de parede (12,65%), fístula enterocutânea (2,53%), pneumonia (1,65%), obstrução intestinal (1,65%), sepse (1,65%), além de farmacodermia, infecção urinária e hipoglicemia.

Independentemente da técnica utilizada para realização da apendicectomia, haverá uma cicatriz, e ela precisará de cuidados. O cirurgião fará as recomendações de como realizar a higienização do local e a troca do curativo, a fim de evitar inflamações ou infecções.

pelos primeiros 7 dias após a cirurgia de apêndice, recomenda-se ainda que o indivíduo evite dirigir. Quando retornar à direção, também é indicado cuidado na hora de colocar o cinto de segurança, para não “prender” a cicatriz.

Recomendações de alta: se a apendicectomia for videolaparoscópica (VLP) o tempo de repouso relativo são 7 dias; se for cirurgia aberta McBruney o tempo se estende para 30 dias; se for cirurgia aberta mediana (laparotômica) o tempo se estende para três meses.

O vômito, também denominado de êmese, nada mais é que uma eliminação involuntária do conteúdo gástrico. Ele ocorre por causa de uma forte e incontrolável contração dos músculos abominais que levam ao aumento súbito da pressão intra-abdominal e, consequentemente, à expulsão do conteúdo gástrico.

Beba líquidos devagar e faça-o entre refeições em vez de durante. Evite atividade física depois de comer. Não escove os dentes depois de comer. Ingira bebidas gaseificadas frescas e com gelo.

Quais são os sintomas do rompimento de pontos internos? O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno.

A função primordial do dreno é retirar sangue e outras secreções produzidas no pós-operatório. Desse modo, diminui-se o risco dessas secreções acumularem no corpo e evoluírem com infecção.

Causas: Na maioria dos casos, a apendicite é provocada pela obstrução do apêndice com restos de fezes, resultando em inflamação. Sintomas: – dor do lado inferior direito do abdome.