Tem como saber se tem HPV pelo exame de sangue?

Perguntado por: dtaveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 5 votos

É possível detectar HPV no exame de sangue? O exame de sangue não é capaz de identificar o DNA do HPV. O exame de sangue identifica anticorpos contra o HPV (sorologia). Infelizmente esses exames de sorologia ainda não estão disponíveis comercialmente em nosso país.

Entre as técnicas utilizadas para o diagnóstico das lesões anogenitais induzidas por HPV, recomendam-se os seguintes exames: Colpocitologia oncótica de colo uterino; Citologia oncótica anal; Colposcopia; Anuscopia e Histopatologia(1).

Por exemplo, a capacidade de o exame de urina detectar os tipos 16 e 18 do HPV, que são os mais associados ao câncer de colo do útero, é 27% menor do que a do papanicolau.

O uso do preservativo é sempre recomendado, pois é um método eficaz na prevenção de inúmeras outras doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a AIDS. Verdade. Geralmente, o HPV leva de 2 a 8 meses após o contágio para se manifestar, podendo levar muitos anos até o diagnóstico de uma lesão pré-maligna ou maligna.

Para realizar o exame, é necessário coletar uma pequena amostra de secreção do colo do útero e vagina no caso das mulheres. A amostra pode também ser coletada na secreção anal ou bucal quando se quer verificar se o vírus está nesses locais. Em homens coletar o exame nas secreções da glande, uretra ou pênis.

A maioria das pessoas contaminadas pelo HPV não apresenta sintomas. Geralmente quando as mulheres apresentam sintomas são relacionados à presença de verrugas ou manchas que podem aparecer nos genitais.

Jovens de 16 a 25 anos podem participar de um estudo que visa avaliar o impacto da vacinação contra o papilomavírus humano, também conhecido como HPV. Pessoas de diferentes idades ainda podem fazer o teste rápido para identificar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Existe grande possibilidade de uma mulher ter uma lesão por HPV e a citologia não detectar.

Há contágio mesmo quando não há relação sexual. “Se a pessoa namora, não consuma o ato sexual, mas encosta ali, ela pode adquirir, mesmo sendo sem a relação sexual, só pelo contato direto mesmo, pele a pele”, afirma a ginecologista Raquel Arnaud. O uso do preservativo ajuda, mas não oferece proteção total contra o HPV.

Os sintomas do HPV feminino podem variar de pessoa para pessoa, porém dor não é sintoma.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente a vacina contra o HPV. O esquema contempla a aplicação de duas doses com intervalo de seis meses entre elas.

Um dos sinais de cura do HPV é a eliminação das verrugas, mas é preciso fazer acompanhamento médico porque elas podem estar tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu, sendo necessário fazer exames como papanicolau e penioscopia para confirmar a eliminação total das verrugas.

O papilomavírus humano (HPV) é um grupo de vírus muito comum no mundo. Existem mais de 100 tipos de HPV, dos quais pelo menos 14 são cancerígenos (também conhecidos como tipos de alto risco). O HPV é transmitido principalmente por contato sexual. A maioria das pessoas é infectada logo após o início da atividade sexual.