Como fazer murchar a hemorroida?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Trata-se com dieta rica em fibras e muito líquidos , diminuir a pimenta e temperos, pomadas, remédio oral, anti-inflamatório, analgésico, gelo e repouso.

O banho de água morna ajuda no tratamento da dor local, da coceira e da irritação. A compressa gelada, por sua vez, é indicada para diminuir inchaço local e sangramento, além de levar à redução da sensibilidade (anestesia).

Dentre todas as alternativas apresentadas até aqui, o banho de assento é um dos principais e mais indicado tratamento natural para hemorroidas. Ele pode ser feito com água morna de 3 a 4 vezes por dia, uma vez que a água morna tem o poder de aliviar a dor e o desconforto.

Os mais utilizados são aqueles com ação anti-inflamatória, como flavonid e venaflon, mas o médico pode indicar o uso de comprimidos anti-inflamatórios ou analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno, para diminuir a inflamação local e aliviar a dor.

No entanto, o nódulo leva de 30 a 40 dias até se dissolver por completo. E, em alguns casos, pode persistir um excesso de pele residual chamado de plicoma. Hemorroidas externas, que não estão trombosadas, geralmente são manejadas sintomaticamente, com orientações dietéticas e aplicação de pomadas.

Hemorroida externa tratamento caseiro
Banho de assento com água morna e plantas medicinais: acrescente água em temperatura morna a uma bacia, e mantenha-se assentado durante 20 minutos. A água morna ajudará a aliviar o inchaço e a dor.

Muito esforço afetará as veias que podem já estar enfraquecidas; – evite permanecer muito tempo na mesma posição. Caminhe sempre que possível, inclusive no local de trabalho; – banhos de assento mornos e compressas de gelo ajudam a aliviar os sintomas e a eliminar o inchaço.

O caminho correto é procurar um coloproctologista para o diagnóstico correto do caso e o tratamento clínico ideal. O tratamento precoce diminui muito a chance de cirurgia – apenas 30% dos casos de hemorroida são cirúrgicos.

Remédio caseiro para hemorroida: banhos de assento
Os sintomas de inchaço, dor, exteriorização da hemorroida e o aparecimento de um caroço endurecido na região do ânus estão dentre as maiores queixas dos pacientes. Os banhos de assento são altamente indicados para alívio desses sintomas.

Os principais fatores que causam o aparecimento da hemorroida são: prisão de ventre, esforço na hora de evacuar, obesidade, diarreia crônica, dieta pobre em fibras, sexo anal, gravidez, histórico familiar, não defecar quando se tem vontade, cirrose e tabagismo.

Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

Mas, como fazer banho de assento para hemorroida? Ele é feito com água morna pura ou misturada a ervas naturais. Ainda é possível misturar um pouco de sal à água. Sim, banho de assento com sal grosso também é bom, mas cuidado com a quantidade de sal.

A dor e o inchaço da maioria das hemorróidas reduzirão em 2 a 7 dias, e a nodulação firme deverá retroceder (será absorvida pelo próprio organismo) dentro de 4 a 6 semanas.

Hemorroidas são benignas e não viram câncer, mas o sangramento causado por cânceres pode ser confundido com o sangramento de hemorroidas. Quem tem sangramento deve procurar um coloproctologista.

O que caracteriza o terceiro grau é a exteriorização das hemorroidas, que não voltam para dentro do ânus de forma espontânea, como no grau anterior. Na hora de usar o banheiro, o paciente consegue sentir que a hemorroida saiu, precisando empurrá-la para dentro do ânus com a própria mão.

Faça banhos de assento com água morna de duas a três vezes ao dia. Respeite a necessidade de evacuar e vá ao banheiro assim que a vontade surgir. Adote uma dieta saudável, com bastante água e alimentos ricos em fibras. Faça compressas geladas para aliviar a dor e eliminar o inchaço.