Que palavra do título foi usado de forma ambígua?

Perguntado por: afreitas6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

Resposta: a) Reprogramação foi usada de forma ambígua.

O que é Ambíguo:
Termos ambíguos, inclusive, podem ter significados totalmente distintos. Por exemplo, a palavra "banco", pode ser interpretada tanto como uma casa bancária, como um banco para sentar. "Companhia", também é outro exemplo de termo ambíguo, pois pode significa "companhia de pessoas" ou "uma empresa".

De acordo com a gramática da língua portuguesa, dizemos que uma frase, comunicado, ou fala é ambígua quando permite diferentes interpretações. Assim, esse trecho dá uma sensação de incerteza, dúvida e não nos permite saber ao certo o que era pra ser comunicado.

Os relacionamentos ambíguos ocorrem quando os dados representados por uma tabela ou dimensão podem ser visualizados em mais de um contexto ou função ou podem ser associados de mais de uma maneira.

A ambiguidade é um fenômeno linguístico em que um enunciado pode ser interpretado de mais de uma maneira, gerando ruídos de comunicação. Há alguns tipos mais recorrentes de ambiguidade, como aqueles envolvendo o uso de pronomes possessivos, sintaxe inadequada, formas nominais de verbos ou a conjunção “que”.

Tipos de ambiguidade

  • Uso indevido de pronomes possessivos.
  • Colocação inadequada de palavras.
  • Uso de forma indistinta entre o pronome relativo e a conjunção integrante.
  • Uso indevido de formas nominais.

João foi atrás do táxi correndo
Existem duas interpretações possíveis: João precisou correr atrás do táxi para conseguir alcançá-lo ou o táxi estava correndo em alta velocidade e João precisou ir atrás dele. Para acabar com a ambiguidade a frase poderia ser escrita assim: João, correndo, foi atrás do táxi.

A ambiguidade existe quando acontece uma duplicidade de sentido nas frases ou palavras que compõem o texto. Se essa frase ou palavra for interpretada de maneira errada, pode causar confusão no entendimento final. Portanto, entende-se que a ambiguidade é o duplo sentido dentro da frase.

Quando uma palavra tem mais do que um sentido impreciso, temos AMBIGUIDADE, por exemplo: Ninguém conseguia se aproximar do porco do tio, tão mal ele cheirava. Nessa frase, a palavra porco pode ter o sentido de animal (o porco que pertence ao tio) ou pode ter o sentido de pessoa suja (comparação do tio a um porco).

A ambiguidade ou anfibologia é quando ocorre uma duplicidade de sentido em um texto. Ela pode ser entendida de duas formas: a primeira delas é como um recurso de construção, muito comum em textos de humor, por exemplo; a segunda é como um problema de construção fruto de uma má organização das ideias.

Significado de Vago
adjetivo Que vagueia; errante, vagabundo. Inconstante, instável, volúvel: vagas imagens surgem no sonho. Falto de certeza, de precisão; impreciso, incerto: promessas vagas. Que não se distingue bem; indefinido, confuso: lembranças vagas; sons vagos.

1 incerteza, obscuridade, ambivalência, confusão, dúvida, equívoco, hesitação, imprecisão, indecisão, indeterminação, insegurança, irresolução, vacilação.

Uma decisão é obscura ou ambígua quando for ininteligível, confusa ou de difícil interpretação, de sentido equívoco ou indeterminado (3).

A polissemia acontece quando uma mesma palavra apresenta dois ou mais sentidos. Ocorre ambiguidade se o duplo sentido dificultar o entendimento do enunciado. Uma única palavra pode apresentar vários sentidos.

Podemos resumir o conceito de ambiguidade como um duplo sentido em uma mesma sentença ou frase. É quando temos palavras ou estruturas que podem ser interpretadas de duas formas diferentes, causando confusão no discurso.

A palavra ambiguidade vem do latim ambiguitas, cujo significado é incerteza ou equívoco. Portanto, todas as vezes que uma palavra ou expressão apresentar duplicidade de sentidos, dizemos que ela é ambígua, pois permite mais de uma interpretação.