Que controla a internet?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 13 votos

Oficialmente, ninguém. Mas, na prática, a rede mundial acaba ficando na mão do governo dos EUA. O país tem controle majoritário de dois recursos importantíssimos: os servidores (computadores de grande porte sem os quais a internet não funciona) e os endereços www.

Como a Internet é uma organização livre, nenhum grupo a controla ou a mantém economicamente. Pelo contrário, muitas organizações privadas, universidades e agências governamentais sustentam ou controlam parte dela.

Até existem entidades que auxiliam no controle da rede mundial, como a Internet Society e a União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês), trabalhando em parceria com governos e diversas instituições.

A prática do controle de dados na internet é referente às tecnologias utilizadas para gerenciar, proteger e monitorar o uso de dados na rede. Essa segurança cibernética permite que as pessoas controlem quem pode ou não ter acesso aos dados, mais do que isso, como serão usados ou compartilhados.

É o caso do W3C (World Wide Web Consortium) é a entidade responsável por estabelecer padrões a serem adotados na World Wide Web e que embora proponha-se a ser internacional, tem a participação de órgãos governamentais e é sediada nos Estados Unidos.

A Administração da Internet no Brasil
Em se tratando de redes, a RNP administra o backbone Internet/BR, através do Centro de Operações da Internet/BR; as redes ligadas a esse backbone são administradas por instituições locais, por exemplo a FAPESP, em São Paulo.

O WiFi funciona através de ondas de rádio, assim como as TVs, aparelhos de rádio e celulares. A antena do roteador é a responsável por captar e emitir os sinais, bem como decodificá-los. E é assim que os aparelhos conseguem trocar informações.

Internet pode ser quebrada, mas não interrompida
Hoje, como países se conectam uns com os outros de maneiras muito distintas, não existe um botão de desligar, ou seja, não há um local central onde você possa desligá-la”, afirmou o inventor em entrevista para o site Mirror.

O controle de banda pode ser feito com uma configuração rápida no roteador, disponível no próprio computador do usuário. Com isso, é possível gerenciar o tráfego de Internet, determinando a velocidade da conexão para saída e entrada (kbps).

Confira 4 maneiras de fazer o controle do uso de internet na sua empresa de forma fácil.

  1. Construa barreiras de proteção. ...
  2. Instale programas de controle de acesso. ...
  3. Monitore o uso da rede. ...
  4. Verifique se a empresa possui uma política de acesso clara.
  1. Abra o app Configurações do smartphone.
  2. Toque em Rede e Internet. Internet. Caso não seja possível encontrá-la, pesquise a configuração que você quer mudar. ...
  3. Na parte inferior, toque em Preferências de rede.
  4. Toque em uma opção. Elas variam de acordo com o smartphone e a versão do Android.

Os aparelhos permitem que o usuário controle o acionamento das luzes (ligar/desligar) à distância ou mesmo crie políticas de horários para que os interruptores apaguem ou acionem as luzes em momentos pré-determinados. Os recursos podem até economizar energia, ao evitar iluminação desnecessária.

A utilização exclusiva de dispositivos móveis é maior entre mulheres (64%), pretos (63%) e pardos (67%). E ainda entre aqueles pertencentes às classes D e E, com 84%. Outros 38% compartilham a conexão via computador. Já 55% usam os televisores.

A Internet no Brasil
Em 1988, pelo Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC, da Universidade do Rio de Janeiro, o Brasil entra na era da Internet utilizando a Bitnet, rede remota criada em 1981 para possibilitar um meio rápido de comunicação entre universidades.

A ligação da internet entre os continentes é feita através de grandes cabos submarinos (conhecidos como backbones) que se encontram dispostos em uma enorme estrutura de comunicação criada mundo afora.