Por que o nome Wi-Fi?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.3 / 5 4 votos

Wi-Fi é uma abreviação de "Wireless Fidelity", que significa fidelidade sem fio, em português. Wi-fi, ou wireless é uma tecnologia de comunicação que não faz uso de cabos, e geralmente é transmitida através de frequências de rádio, infravermelhos etc. O wi-fi não necessita de licença para instalação e/ou operação.

Se chamava Wireless Ethernet Compatibility Alliance (WECA). O consórcio lançou um selo chamado Wireless Fidelity. Era utilizado para representar que um equipamento era compatível com a rede sem fio. Em conclusão, Wi-Fi é uma abreviação do nome desse selo.

O termo “Wi-Fi” é derivado da expressão inglesa "Wireless Fidelity", que em tradução livre significa ''Fidelidade Sem Fios''. O Wi-Fi como conhecemos hoje começou a ser desenvolvido no ano de 1997 pela Wireless Ethernet Compatibility Alliance, atualmente Wi-Fi Alliance.

A Wireless Ethernet Compatibility Alliance (hoje Wi-Fi Alliance), que deu origem ao wi-fi, foi formada em setembro de 1999 por seis empresas.

Ainda assim, o crédito pela invenção do Wi-Fi é dado principalmente a Hedy Lamarr, atriz e inventora austríaca nascida em 1914 no ápice da Grande Guerra.

Não existe muito mistério: o nome “WhatsApp” é apenas um trocadilho com o termo “What's Up” em inglês, que significa algo como “e aí” ou “beleza”.

A rede Wi-Fi chegou ao Brasil em 2008 e desde então revolucionou a forma como nos relacionamos, comunicamos e acessamos as informações. Com essa tecnologia é possível conectar diversos aparelhos à internet, como celulares, tablets, computadores e impressoras e navegar de forma prática e rápida.

  • Hedy Lamarr
  • John O'Sullivan
  • Cees Links
  • George Antheil
  • Terence Percival
  • Diethelm Ostry

A Internet chegou no Brasil em 1988 por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Rio de Janeiro UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).

Se fosse possível concentrar toda a internet do mundo, o peso total seria de 50 gramas. A medição foi baseada na quantidade de elétrons (partícula subatômica com carga elétrica negativa) movimentada ao redor do planeta com a transferência de dados.

Não existe um inventor exato – quem criou o roteador foi a própria indústria de computadores, a mesma que o popularizou em nível global.

Da Guerra para o mundo
A ideia foi apresentada ao Departamento de Guerra dos Estados Unidos em 1942, mas ignorada por ser considerada, digamos, “complicada demais”. O projeto só voltou aos holofotes militares em 1962, quando foi utilizado nas incursões americanas em Cuba.

A Internet nasceu à partir da ARPANET, que interligava quatro instituições: Universidade da Califórnia, LA e Santa Bárbara; Instituto de Pesquisa de Stanford e Universidade de Utah, tendo início em 1969. Os pesquisadores e estudiosos do assunto receberam o projeto à disposição, para trabalhar.

Em 1989, Tim Berners-Lee usaria a estrutura desses protocolos como base para propor a World Wide Web (WWW), um sistema que permite que computadores acessem endereços de Internet e compartilhem dados pela rede, dando à Internet aquela que se tornaria a sua face mais "comercial" e aberta ao grande público.

O nome Google vem da expressão googol que representa o número 1 seguido de 100 zeros. Este número gigante representa a imensidão da Web.