Qual era digital estamos vivendo?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

Contudo, a Era Digital já passou e já estamos vivendo a Era Pós-Digital, onde o digital se tornou apenas um commodity, porém, o consumidor ainda está na era do conhecimento, duas eras atrás. Justo que, o Digital não evolui na mesma velocidade das demais revoluções.

A Era da Informação é o período histórico em que vivemos.
Ela costuma receber outras denominações, como Era Digital ou Era Tecnológica, sendo também conhecida como Terceira Revolução Industrial.

Conhecida também como era da informação, a era digital é o momento onde a tecnologia e a informação passaram a ser essenciais a todo momento e para todas as pessoas. A era digital é a sequência da era industrial, e iniciou-se logo após a primeira revolução industrial no final do século 20.

Mudou modelos de trabalho, cadeias de produção industriais e também o nosso próprio cotidiano. Todas essas novidades em ferramentas, produtos e recursos trouxeram mais agilidade e conforto para as nossas vidas.

A nova era digital em que estamos vivendo é conhecida pelas mudanças constantes. Por conta das novas tecnologias que surgem a cada dia, até mesmo nossos hábitos não são mais os mesmos de tempos atrás. É só você se perguntar: qual foi a última vez em que pediu informação para alguém que estava passando na rua? Pois é.

Quatro tecnologias-chave conduzirão a próxima onda de inovação e crescimento: tecnologias de distribuição, inteligência artificial, realidade estendida e computação quântica.

A transformação digital morreu, vem aí a transformação cognitiva.

Entre as tecnologias mais recentes, podemos citar a inteligência artificial, o blockchain, a Internet das Coisas (IoT) e a realidade virtual. Essas tecnologias estão transformando a forma como fazemos negócios, nos relacionamos, aprendemos e nos divertimos.

Alguns dos tipos de tecnologias atuais que se pode citar são:

  • Realidade virtual e aumentada;
  • Inteligência artificial;
  • Drones;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Big Data;
  • Impressão 3D;
  • Robótica.

Por fim, um outro grupo aponta que o início se deu a partir dos anos 90, com a chegada do computador pessoal e a internet. De todo modo, é possível perceber que essa fase vem alterando nosso cotidiano.

A cultura digital também se refere ao modo como a sociedade produz, compartilha e consome conteúdo digital, bem como se comunicam através da internet e outras plataformas digitais, além da maneira como essas tecnologias são utilizadas para solucionar problemas, inovar e criar novos negócios e oportunidades.

A transformação digital está revolucionando o mercado de trabalho em uma escala sem precedentes. À medida que a tecnologia continua a avançar e se infiltrar em todos os setores da economia, as empresas estão passando por mudanças significativas em suas operações e exigindo novas habilidades dos profissionais.

“A possibilidade de conectar quase tudo de qualquer lugar, a digitalização de dados, o maior acesso à informação precisa e de forma ágil, o cálculo de recursos por meio da nuvem ou de dispositivos móveis, e a automatização de processos de pensamento, por meio da computação cognitiva abrem um novo caminho para as ...

Claude Shannon, um matemático da Bell Labs, é tido como o responsável pela criação das bases da teoria da digitalização, em seu artigo pioneiro em 1948 "A Mathematical Theory of Communication". A revolução digital converteu toda a tecnologia que era analógica para formato digital.

Alguns exemplos são aumento de risco de a empresa sofrer ataques cibernéticos, resistência de funcionários, necessidade de adaptar os colaboradores para utilizarem as novas tecnologias, entre outros.