Quantos dados existem na internet?

Perguntado por: uleiria . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

A quantidade de dados armazenados atualmente é de aproximadamente 4,4 zettabyetes (ZiB) e, em até 5 anos, esse volume deve passar para cerca de 44 zettabytes (ZiB) ou 44 trilhões de gigabytes.

Depois de fazer uma estimativa de 60 dispositivos de memória, tanto digitais quanto analógicos - o que inclui livros, revistas, fotos, discos de vinil e papelada em geral - os pesquisadores calcularam que a humanidade é capaz de armazenar pelo menos 295 exabytes de dados.

Diariamente, o mundo gera cerca de 2,5 quintilhões de dados. E 90% dos dados disponíveis hoje foram gerados nos últimos 3 anos, segundo o IBM.

A velocidade dos dados também está crescendo, com especialistas dizendo que criamos sobre 2.5 quintilhões de bytes de dados por dia.

Algumas das informações mostram que, a cada minuto, são criados 571 novos sites, o YouTube recebe 48 horas de vídeos, o Google realiza 2 milhões de buscas, 100 mil novos tweets são postados, mais de 204 milhões de e-mails são enviados, entre outros números interessantes.

A quantidade de dados armazenados atualmente é de aproximadamente 4,4 zettabyetes (ZiB) e, em até 5 anos, esse volume deve passar para cerca de 44 zettabytes (ZiB) ou 44 trilhões de gigabytes. (Nota: 1 ZiB corresponde a 1.000.000.000.000.000.000.000 de bytes.) A cada segundo nós criamos um novo dado.

O sistema de indexação e pesquisa do Google tem mais de 100 milhões de gigabytes em dados. Para se ter uma ideia, seriam necessários mais de 100 mil dispositivos de um terabyte para conter a mesma quantidade de dados.

Uma pesquisa recente, de 2020, do Instituto Gartner mostrou que é possível que haja um total de 40 trilhões de gigabytes de dados no mundo. Ou seja, 2,2 milhões de terabytes de novos dados são gerados todos os dias. Outra pesquisa da IBM apontou que 90% dos dados do mundo foram criados nos últimos 3 anos.

Os três Vs do Big Data: suas características
Inicialmente podemos caracterizar Big Data por três aspectos dos dados, o chamado os cincos Vs (volume, variedade, velocidade,veracidade e valor). Não são somente estes três, mas vamos começar com eles.

Um total de 5,4 zettabytes: esse é o volume estimado de informações digitais geradas no mundo até o ano passado. E segundo a International Data Corporation (IDC), publicadora do número, a humanidade terá produzido cerca de oito vezes mais daqui a meros cinco anos. Serão 44 zettabytes de dados em 2020.

Os aplicativos que mais consomem dados do seu plano são aqueles que precisam carregar fotos e vídeos, como Facebook e Instagram, ou então que permitem que você jogue online. Por conta disso, um dos principais macetes para economizar internet é evitar acessar esses apps fora do Wi-Fi.