Quantos gatos é o ideal?

Perguntado por: rfernandes . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.3 / 5 13 votos

O ideal é adotar dois gatos juntos – irmãos de ninhada ou amigos – que já têm um laço formado. Se for adotar o segundo, ou terceiro mais tarde, leve em conta a personalidade do seu gato. Mas atenção: alguns gatos podem nunca se dar bem, não importa o que você faça. Podem apenas se tolerar.

Seria melhor sempre adotar gatinhos em par para que eles tenham um companheiro e se sintam mais seguros na nova casa. Mesmo se você já tenha um gato, temos certeza que ele ficaria muito feliz em ter um companheiro, ou dois, ou três, para brincar. A adoção de dois gatos traz muitos benefícios.

Quando se opta por ter muitos gatos, é importante sabe que os problemas são proporcionais ao número de animais. Além das questões de saúde física, sabemos que a partir de 12 gatos, a incidência de problemas comportamentais aumenta muito, a urina fora da caixa aumenta quase 100%!!

É a pessoa que faz tudo, topa tudo, sem se preocupar com nada.

Os gatos não precisam se tornar melhores amigos, mas é sempre bom ter outro da mesma espécie por perto, ajuda a afastar um pouco a solidão deles caso fiquem sozinhos em casa. Muitos veterinários indicam que, se deseja ter um gato, tenha dois para um fazer companhia para o outro.

Ou seja, um casal poderia ter até quatro gatos, enquanto que uma pessoa sozinha pode ser conveniente que tenha apenas dois. Devemos realçar que esta é uma indicação genérica e que existem pessoas que convivem com "mais gatos que a conta" mas conseguem cobrir bem as suas necessidades afetivas e outras necessidades.

Uma boa estratégia para evitar desgastes desnecessários é adotar gatos de uma mesma ninhada. Ao contrário do que as pessoas pensam, não é melhor adotar um filhote para o seu gato adulto se “acostumar mais fácil”. Os filhotes têm muito mais energia e um bebê pulando pela casa pode ser um stress imenso para seu amigo.

Ofereça um ambiente calmo, sem contato com outros animais e que seja capaz de abrigá-lo de forma confortável. Se possível, providencie alguns itens essenciais como caixa sanitária, comedouro, bebedouro e caminha. Uma toquinha, que pode ser a própria caixa de transporte, sempre é bem-vinda para um gato de rua.

Consultar uma ONG ou o controle de zoonoses de sua cidade pode ser uma forma de encontrar um lar para o peludo, Considere adotar o bichano: se o gato já está sempre na sua casa, uma boa ideia pode ser adotar um novo amigo! Os bichanos sempre trazem muito amor, carinho e diversão para suas famílias.

Em uma média, o número de gatinhos varia entre quatro e seis”, comenta. Porém, sempre há exceções. De acordo com a veterinária, em alguns casos, podem ser até dez bebezinhos de uma vez! Em outros, o gato pode ter só um filhote.

Os gatos têm a missão de limpar energeticamente nossa casa de energias ruins como: inveja, ódio, estresse, ressentimento e muito mais.

Porém, no universo do misticismo diz-se que os felinos possuem uma capacidade superior de sentir e absorver energias, fazendo muito bem aos lares onde habitam. Seja pelo significado místico ou pelo amor aos animais, a presença de um gato é sempre benéfica.

Os gatos podem ver e ouvir coisas que os humanos não conseguem. A retina dos olhos tem fotoreceptores de dois tipos, os cones e os bastonetes. Os cones são responsáveis pela percepção das cores e visão diurna, e os bastonetes pela visão noturna, com pouca luz.

Se quer ter dois gatos, o melhor é ser desde o início
Para ser mais fácil, o ideal é adotar dois filhotes de gato, de preferência da mesma família, pois ao contrário dos cachorros, os gatos são mais suscetíveis aos laços familiares tendo uma melhor relação entre irmãos.

Se seu gato não brinca mais como antes, pode estar entediado e precisa de mais companhia. A maioria dos gatos tem menos energia conforme envelhece, mas, se você notar uma diminuição brusca na vontade do seu gato de brincar, pode ser sinal de que uma das necessidades dele não está sendo atendida.