Qual a doença que a capivara transmite?

Perguntado por: npereira3 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 20 votos

IMPORTANTE: A incidência da Febre Maculosa é mais comum em pessoas que vivem ou frequentam áreas rurais infestadas por carrapatos. além disso, estar em contato com animais como capivaras, cavalos, vacas e cachorros com carrapatos também aumenta o risco de contrair a doença.

Também representa perigo, pois a capivara é hospedeira de várias doenças transmitidas ou adquiridas de animais domésticos. A principal doença associada à presença de capivaras é a febre maculosa, transmitida ao homem através do carrapato-estrela”, pontuou.

Francis, que usa seu perfil para falar sobre assuntos ligados a ciência e biologia, alertou que a capivara é um dos hospedeiros do carrapato-estrela, "que transmite uma família de bactérias que a gente chama de Rickettsia e que causa a febre maculosa".

Publicado em 21/06/2023 - 10:36 Por Gabriel Brum* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília. Após as mortes por febre maculosa no país, as capivaras ficaram no centro do debate, porque são as hospedeiras mais comuns do carrapato-estrela, que é transmissor da doença.

Infestação por carrapatos
É muito comum a infestação das capivaras por carrapatos, tanto em vida livre, como em cativeiro.

Atraso no diagnóstico e, consequentemente, no início do tratamento pode provocar complicações graves, como o comprometimento do sistema nervoso central, dos rins, dos pulmões, das lesões vasculares e levar ao óbito.

O período de incubação varia de dois a 14 dias após a picada (média de sete dias). Os sintomas têm início de forma repentina, com febre - de moderada a alta-, que dura geralmente de duas a três semanas, acompanhada de dor de cabeça, calafrios, congestão das conjuntivas (olhos vermelhos).

Portanto, as pessoas não devem manter contato físico com as capivaras, tirar fotos e observar o animal já é o suficiente. Respeite o local das capivaras e não corra riscos.

Utilize fogos de artifício
De acordo com uma matéria do site Globo Rural, uma maneira de espantar as capivaras da lavoura é por meio de fogos de artifício. Esse recurso não provoca nenhum tipo de dano físico aos animais, apenas os assusta com o alto barulho e os afugenta por determinado período.

Além disso, diz ser importante a preservação da higiene no entorno para segurança das aves e capivaras que circulam ali. Se aparecer dentro de casa, saia e tranque a porta. Se for no quintal deixe-o numa área isolada e a uma distância segura. Busque ajuda do Corpo de Bombeiros ou Patrulha Ambiental.

A especialista esclarece também que, embora muitas pessoas acreditem que o carrapato seja um inseto, ele é, na verdade, um parasita da família dos aracnídeos, que se alimenta de sangue - tanto de animais, quanto do ser humano -, podendo infectá-los, transmitindo a doença que, no caso do carrapato-estrela, é a febre ...

O contato com o carrapato na pele por um tempo maior que quatro horas pode ser suficiente para a transmissão da doença. Os sintomas da febre maculosa incluem febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Também pode causar cansaço, fadiga e, quando em estágio avançado, manchas vermelhas no corpo.

Veja mais sobre alguns animais sinantrópicos presentes na cidade de São Paulo:

  • Mosquito Aedes aegipty. O mosquito Aedes aegypti pode transmitir dengue, zika, chikungunya e febre amarela para o homem. ...
  • Baratas. ...
  • Escorpiões. ...
  • Morcegos. ...
  • Pombos. ...
  • Ratos. ...
  • Carrapatos.

A doença não é transmitida de pessoa a pessoa. PRINCIPAIS SINTOMAS: Os sintomas febris podem aparecer de 2 a 14 dias após a picada infectante. Os sinais iniciais são muito inespecíficos: febre, cefaléia (dor de cabeça), calafrios.

Os testes laboratoriais mais indicados para diagnóstico inespecífico e complementares da Febre Maculosa são:

  1. Hemograma: observa alteração no padrão das células sanguíneas como, anemia, diminuição de plaquetas.
  2. Enzimas: algumas enzimas do corpo podem estar aumentadas, demonstrando indício de alguma infecção.

Embora ela tenha uma fase com poucos sintomas, como a erliquiose, alguns dos rastros evidentes da doença do carrapato no cachorro são anemia, mucosas (gengiva, olhos e interior dos genitais) amarelas ou pálidas e insuficiência renal aguda, que causa sinais como pouca ou nenhuma urina e urina escura.