O que precisa fazer para ter uma capivara?

Perguntado por: lguterres . Última atualização: 9 de agosto de 2023
/ 5 16 votos

Ou seja, a Constituição Federal tem leis rígidas em relação à obrigação do estado em garantir a sua preservação e ocorrência natural. Para criar capivaras ou outros animais silvestre é necessário ter a documentação do órgão ambiental aprovando a licença de criação.

Como cuidar de uma capivara
Você precisará de uma grande área cercada, de aproximadamente 3 metros por 4 metros por animal, bem como um recinto seguro dentro de casa ou coberto à noite. A cerca externa deve ter pelo menos 1,5 m de altura. Certifique-se de que não há espaços por onde seu animal possa passar.

Por exemplo, um filhote macho de capivara custa cerca de US$ 1.550, enquanto para uma fêmea de dois anos você pagará cerca de US$ 1.100.

No caso da capivara, por exemplo, há o risco da existência de carrapato, transmissor da febre maculosa, doença infecciosa que pode variar desde casos leves até formas graves, com elevada taxa de letalidade. "A própria covid-19 ficou comprovada que pode ser transmitida do humano para o animal.

A preferência tem sido pelo capim elefante (Napier ou Camerom) cortados em intervalos de 60 dias na estação das águas. O volumoso deve ser fornecido diariamente na proporção de 4 a 5 kg por animal adulto e de 1 a 2 kg por filhote.

20 anos

Esses animais podem ser predados por serpentes, jaguatiricas, onças e jacarés. Capivaras vivem entre 15 e 20 anos.

A capivara é uma espécie de hábito herbívoro que alimenta-se de vegetação aquática e rasteira. O maior tempo de forrageamento (busca por alimentos) do grupo de capivaras ocorre durante a noite. As variações sazonais nas chuvas são fatores importantes nas espécies de plantas forrageadas pela capivara.

"As capivaras não constam na lista de animais considerados domésticos pelo Ibama, ou seja, é ilegal criar e manter um animal silvestre fora do habitat natural."

A lista vai de pássaros a cabra — spoiler: a capivara não entra no rol de bichinhos que podemos ter em casa. A espécie foi criada pelo influenciador Agenor Tupinambá, multado pelo Ibama por exploração indevida de animais silvestres.

Criar ou manter esses animais em casa é proibido pela legislação brasileira”, disse o Ibama. Além de ser crime, a exposição em redes sociais de animais silvestres mantidos irregularmente como pets estimula a procura por esses animais. A prática, segundo o Ibama, aquece o tráfico de espécies da fauna brasileira.

Os equideos, roedores como a capivara (Hydrochaeris hydrochaeris), e marsupiais como o gambá (Didelphis sp) têm importante participação no ciclo de transmissão de febre maculosa e há estudos recentes sobre o envolvimento destes animais como amplificadores de riquétsias, assim como transportadores de carrapatos ...