O que devo saber antes de comprar uma calopsita?

Perguntado por: emoraes . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 16 votos

As calopsitas são conhecidas por serem muito sociáveis, mas para isso é preciso adquirir uma ave adulta já mansa ou socializa-la desde filhote. Para isso passe segurança, sempre conversando, fazendo carinho delicadamente e esperando que ela venha até sua mão para pegá-la.

A gaiola para calopsita deve ser feita com barras horizontais, ter espaço suficiente para bater as asas, ou seja, quanto maior, melhor, e ter ao menos um. Outros itens que devem ser considerados são a banheira para aves, bebedouro, comedouro e brinquedos para pássaros.

Existem regiões em que a calopsita não gosta de ser tocada e, por isso, devem ser evitadas, como o peito e os pés. Nas fêmeas, o tutor deve evitar também fazer carinho nas costas, debaixo das asas, sobre as asas e na parte de cima e de baixo da cauda.

poleiro

Em cativeiro, o lugar onde a calopsita dorme tranquilamente é no poleiro.

As fêmeas costumam ser mais calmas, portanto, se você não tiver tanto tempo, talvez seja a melhor opção, no entanto, se você quer passar muitas horas brincando com sua calopsita e ensinando palavras novas, um macho pode se adaptar mais à essas necessidades.

Registrar e cadastrar seus animais no sistema RG Pet não tem custo algum.

A calopsita é considerado um animal doméstico e não precisa de registro para ser comprado.

Calopsita adora atenção
Ela é carente e gosta de uma boa companhia. Se estiver presa na gaiola por algum tempo, sem ninguém por perto, nem outra parceira junto, ela vai chiar. Por isso, tente não deixar seu pássaro muito tempo sozinho, a não ser que esteja descansando, quando, de fato, ele quiser privacidade.

Se você não tem um local assim na sua casa e está se perguntando “devo a gaiola da calopsita para dormir?”, saiba que essa não é uma má ideia. Com a gaiola coberta, a ave ficará mais calma, relaxada e longe da luz. A técnica também é recomendada para os dias mais frios, para proteger o pássaro do frio.

O hábito de beijar a sua ave, de deixar que ela bique a. sua boca, faz com que as bactérias da sua boca. passem para sua ave e isso pode gerar infecções. gravíssimas!

Por ser um animal extremamente sociável, não é recomendado deixar a calopsita sozinha durante o dia, pois ela também corre perigo, mesmo dentro de casa.

De uns tempos pra cá, essa ave começou a se destacar mais e ser mais requisitada como animal de estimação, pois além de serem muito fofinhas e companheiras de seus donos os seguindo por todo canto, calopsitas são muito alegres e possuem também grande habilidade de imitar sons e até de se comunicar com seu dono.

Carinho na cabeça
A calopsita gosta de carinho, inclusive em um lugar em especial. Em geral, os psitacídeos preferem receber carinho na cabeça pelo grande relaxamento causado.

Uma companhia da mesma espécie
Normalmente, a calopsita precisa de companhia, sim. É sempre muito bom que o tutor tenha, pelo menos duas aves, de preferência, da mesma espécie. Pois em momentos de ausência, uma calopsita faz companhia à outra.

Por isso, uma das primeiras dicas de como adestrar calopsita é deixar o filhote bem à vontade. A Dra. Mariana explica que o processo de adaptação costuma levar um mês. Outra dica importante para essa fase é passar 30 minutos por dia (no mínimo) interagindo com sua nova amiga.