Pode deixar o hamster fora da gaiola?

Perguntado por: nrocha . Última atualização: 19 de agosto de 2023
4.5 / 5 2 votos

Tirar o hamster da gaiola para brincar é uma ótima alternativa para variar a rotina do pet, mas o ambiente externo pode ser perigoso. É importante esconder os fios elétricos, tampar esconderijos, recolher objetos minúsculos que podem ser ingeridos e, caso tenha outros animais em casa, não esqueça de prendê-los.

Muitas pessoas querem deixar os hamsters livres pela casa, mas essa não é a melhor opção para os roedores. Isso porque eles podem querer ficar atrás dos eletrodomésticos e roer os fios, o que pode fazer com que eles morram eletrocutados.

Algumas pessoas gostam de deixar o hamster solto pela casa, porém essa prática não é aconselhada. Os roedores normalmente se escondem atrás de geladeira – ou outros locais de difícil acesso – e roem os fios dos eletrodomésticos, correndo o risco de serem eletrocutados.

Antes de tirar o hamster da gaiola, lembre-se de tornar o ambiente seguro. Deixe fios elétricos fora do alcance, tampe possíveis esconderijos, recolha objetos minúsculos e mantenha os outros animais presos, caso tenha mais de um em casa. Depois dessa etapa, pegue o roedor e escolha uma das opções de brincadeiras.

Os hamsters adoram lugares tranquilos, por isso evite colocá-los em locais barulhentos e com luz solar direta. Se quiser mantê-los entretidos por um bom tempo compre objetos. Não se esqueça de adquirir também um bebedouro, uma roda de exercícios e uma casinha para dormir.

Se for incômodo, é melhor não o pegar na mão. O hamster gritando é uma forma de protesto à situação. Se ela permanecer incomodando, o pet fica estressado. Nesse caso, ele pode morder.

Por isso, eles adoram temperaturas baixas e não se dão bem em locais muito quentes. Portanto, evite que seu amigo fique exposto ao sol, principalmente durante o verão. Além disso, deixe a casinha de hamster longe de fontes de calor, como aquecedores e outros eletrodomésticos.

Um hamster pode se assustar e estressar com quaisquer movimentos bruscos, estímulos diferentes ou ruídos altos, pois ele os interpreta como uma ameaça à sua vida! Isso pode acontecer durante o manuseio, se você tentar pegá-lo rapidamente.

Os hamsters adoram lugares tranquilos, longe de luz solar direta, e longe da TV e da cozinha, onde o forte cheiro de comida pode incomodá-lo. Certifique-se de que ele tem muitas coisas para brincar, um prato com comida, um bebedouro, uma casinha para dormir e, o mais importante, uma roda de exercício.

Sociáveis. Apesar do hamster não ser muito sociável com outros da espécie, isso não acontece entre os tutores. Por isso, é possível dizer que ele é carinhoso. O hamster aceita o contato humano e, algumas vezes, até procura por esse tipo de carinho.

Não há a necessidade de cobrir a gaiola, já que o animal poderá puxar através da grade e ingerir o tecido.

Lembre-se de que hamsters são espécies ativas, especialmente durante a noite. Por isso, uma gaiola no quarto pode não ser uma boa ideia, Evite locais muito altos, pois seu pet pode fugir e sofrer uma queda, ou a gaiola pode cair por um esbarrão desastrado.