Como saber se um hamster e feliz?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 19 de agosto de 2023
4.8 / 5 10 votos

Esticar e bocejar é uma das características mais comuns do comportamento dos hamsters. Quando ele se alonga e boceja, isso significa que está feliz e que se sente muito confortável tanto no lugar onde está quanto com as pessoas ao seu redor.

Por exemplo, se ele ficou alguns minutinhos extras descansando na sua mão, já é um bom sinal. Se ele correr na rodinha ao seu redor, é mais uma boa notícia. Quanto mais apegado ele se demonstrar, maiores serão os gestos de carinho.

Além de matar o tempo, brincadeiras também são importantes para o hamster se exercitar e atividades físicas são imprescindíveis para garantir a boa saúde. Dessa forma, é interessante reservar um tempo todos os dias para brincar com o bichinho, seja dentro ou fora da gaiola.

O hamster é um animal muito dócil e que, em pouco tempo de convivência, reconhece seu dono. Para que esse processo seja rápido, basta brincar com ele com regularidade.

Por isso, eles adoram temperaturas baixas e não se dão bem em locais muito quentes. Portanto, evite que seu amigo fique exposto ao sol, principalmente durante o verão. Além disso, deixe a casinha de hamster longe de fontes de calor, como aquecedores e outros eletrodomésticos.

Nomes criativos para hamsters

  1. Mickey, Minnie, Topo Gigio, Supermouse, Jerry;
  2. Bernardo, Bianca, Stuart Little, Rémy (Rattatouille);
  3. Despereaux, Fievel, Tanya (Fievel – Um Conto Americano), Pink, Cérebro;
  4. Olho Vivo, Faro Fino, Ligeirinho, Hamtaro, Quitela;
  5. Basil, Dr. Dawson, Olivia (O Ratinho Detetive),
  6. Mr.

Ele gosta de rolar pelos túneis e tocas, guardá-las enterradas pelos cantos da gaiola para pegar de volta para brincar. Esse é outro exemplo de o que hamster pode roer. Existem bolas de plástico, em que o tutor coloca o hamster dentro e o solta pela casa para ele explorar o ambiente com segurança.

Estudos indicam que um estilo de vida sedentário e sem estímulo mental é a –principal causa de um hamster estressado. Nesse ponto, os dentucinhos são muito parecidos com os seres humanos, não? Como são animais naturalmente limpos, se a gaiola não estiver higienizada, isso pode deixá-los estressados.

Tente acariciar o hamster com suavidade enquanto está na gaiola, oferecendo pedaços de comida em sua mão. Logo ele perceberá que não tem nada a temer. A próxima tentativa será colocar sua mão na gaiola, deixar o hamster investigar e andar sobre sua mão. Não tenha medo e não faça movimentos bruscos para não assustá-lo.

O hamster deve ser manipulado pelo tutor diariamente, sempre à noite. “A manipulação é importante para que o animal fique manso, mas é preciso respeitar os seus horários. “Não pode acordar o animal às 2h da tarde para fazer carinho porque vai ser motivo de estresse.”

Nos hamsters pequenos, sua maneira de lidar com o medo e a sensação de ameaça é caminhar com o rabo em ou dobrar as orelhas.

Lembre-se de que hamsters são espécies ativas, especialmente durante a noite. Por isso, uma gaiola no quarto pode não ser uma boa ideia, Evite locais muito altos, pois seu pet pode fugir e sofrer uma queda, ou a gaiola pode cair por um esbarrão desastrado.

De acordo com o vídeo, você coloca o hamster em uma das mãos e começa acariciá-lo com a outra, descendo o dedo do topo da cabeça até metade das costas do bichinho. Você perceberá que ele irá relaxar bastante – pode ser até que durma.

É normal que o hamster durma o dia todo, já que é um animal de hábitos noturnos. Por sinal, esse período é o mais indicado para brincar com o pet – e ele adora! Rodas, argolas, escadas e pontes podem ser instaladas na gaiola para que ele se exercite e, consequentemente, mantenha seu peso controlado.

8 horas

Conforme indicado por portais profissionais, os hamsters dormem naturalmente entre 6 e 8 horas por dia, embora outras fontes argumentem que esse período pode ser um pouco mais longo (12-14 horas). Em qualquer caso, deve-se notar que eles têm um padrão de sono polifásico e acordam várias vezes entre os cochilos.