Pode deixar o hamster solto no quarto?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 19 de agosto de 2023
4.6 / 5 5 votos

Algumas pessoas gostam de deixar o hamster solto pela casa, porém essa prática não é aconselhada.

Os hamsters adoram lugares tranquilos, por isso evite colocá-los em locais barulhentos e com luz solar direta. Se quiser mantê-los entretidos por um bom tempo compre objetos. Não se esqueça de adquirir também um bebedouro, uma roda de exercícios e uma casinha para dormir.

Ponha a gaiola longe de fontes de som e luz.
Por essa razão, escolha com cuidado o posicionamento da gaiola, que não pode ficar num cômodo onde pessoas acendam e apaguem a luz a noite toda. Animais notívagos precisam de escuridão durante a noite.

Prefira que ele se exercite em cima de um tapete ou numa superfície acarpetada para se mover com facilidade. Uma opção é soltá-lo em algum cômodo e deixar que explore sem limites. Os próprios objetos da casa podem ser obstáculos ou então é possível espalhar os brinquedos próprios do hamster pelo chão.

Um hamster pode se assustar e estressar com quaisquer movimentos bruscos, estímulos diferentes ou ruídos altos, pois ele os interpreta como uma ameaça à sua vida! Isso pode acontecer durante o manuseio, se você tentar pegá-lo rapidamente.

Por isso, eles adoram temperaturas baixas e não se dão bem em locais muito quentes. Portanto, evite que seu amigo fique exposto ao sol, principalmente durante o verão. Além disso, deixe a casinha de hamster longe de fontes de calor, como aquecedores e outros eletrodomésticos.

Se for incômodo, é melhor não o pegar na mão. O hamster gritando é uma forma de protesto à situação. Se ela permanecer incomodando, o pet fica estressado. Nesse caso, ele pode morder.

É normal que o hamster durma o dia todo, já que é um animal de hábitos noturnos. Por sinal, esse período é o mais indicado para brincar com o pet – e ele adora! Rodas, argolas, escadas e pontes podem ser instaladas na gaiola para que ele se exercite e, consequentemente, mantenha seu peso controlado.

O uso de roupa de frio para hamster não é recomendado. Além de restringir os movimentos do pet, o que causa grande incômodo, ainda existe o risco de ele acabar roendo o modelito.

Não há a necessidade de cobrir a gaiola, já que o animal poderá puxar através da grade e ingerir o tecido. Uma outra dica que ajuda quanto a temperatura, é não deixar a gaiola em contato direto com o chão”, explica nosso especialista Tiago Calil.

Não o pegue na mão imediatamente.
Espere no mínimo de 12 a 24 horas antes de tentar pegá-lo. Agache-se na altura da gaiola e fale com ele em um tom baixo e amigável. Você também pode deixá-lo tranquilo com a sua presença apenas lendo um livro ou vendo TV no mesmo cômodo.

Sociáveis. Apesar do hamster não ser muito sociável com outros da espécie, isso não acontece entre os tutores. Por isso, é possível dizer que ele é carinhoso. O hamster aceita o contato humano e, algumas vezes, até procura por esse tipo de carinho.