Qual animal se alimenta de capivara?

Perguntado por: aazambuja . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.9 / 5 20 votos

As capivaras podem ser predadas por diferentes animais, como onças, jaguatiricas, serpentes e jacarés.

Esses animais são herbívoros e pastam, principalmente, ao entardecer. Alimentam-se de gramíneas e até mesmo de plantas aquáticas. Capivaras adultas podem comer mais de 5 kg de comida, dependendo de seu tamanho.

– As capivaras apresentam relações benéficas com as aves. A interação, chamada mutualismo, é benéfica para ambas as espécies, pois as capivaras são protegidas dos carrapatos, enquanto que as aves se alimentam desses ectoparasitas.

Por se tratar de uma espécie potencialmente causadora de danos agrícolas e hospedeira primária de carrapatos transmissores da Febre Maculosa Brasileira, em alguns lugares, especialmente onde a população de capivaras é numerosa, a convivência com humanos se torna problemática.

Tamanho: 1,20 m de comprimento, em média. Peso: 80 kg, em média. Alimentação: capim, ervas e outros tipos de vegetação da beira de rios e lagos. Tempo de vida: 15 a 20 anos, em média.

A carne de capivara é considerada saudável, pelo baixo teor de gordura e pela composição dessa fração lipídica. As partes nobres, como pernil e lombo, já são comercializadas regularmente, em alguns pontos específicos de venda, principalmente nas grandes cidades.

Utilize fogos de artifício. De acordo com uma matéria do site Globo Rural, uma maneira de espantar as capivaras da lavoura é por meio de fogos de artifício. Esse recurso não provoca nenhum tipo de dano físico aos animais, apenas os assusta com o alto barulho e os afugenta por determinado período.

As capivaras selecionaram ambientes florestais e corpos d'água durante o dia e áreas abertas durante a noite, evitando áreas urbanas em todos os horários. Capivaras foram crepusculares noturnas e exibiram dois picos de movimentação que coincidiram com as mudanças na estratégia de seleção de habitat.

A capivara também tem em sua carne 24% de proteína bruta, ômega-3 e ácido graxo, substância que ajuda a prevenir doenças cardíacas. Pode ser servida cozida, assada, frita, seca ao sol, embutida ou defumada.

Conforme a pesquisa, a capivara possui olhos que apresentam vários pontos de similaridade com os dos seres humanos. Entre as semelhanças está, além do tamanho, o fato de a espessura da córnea da capivara ser idêntica a dos seres humanos.

A capivara é um dos hospedeiros do carrapato-estrela (Amblyomma cajennense), o qual transmite a doença Febre Maculosa Brasileira (FMB). A doença é transmitida por esses carrapatos, que funcionam como reservatórios da bactéria Rickettsia rickettsii, que são microrganismos que causam a FMB.

Infelizmente matar capivara é crime. As capivaras são protegidas por lei. Isso precisa mudar, elas não são uma espécie ameaçada de extinção, sua população precisa ser controlada.