Quantos filhotes nascem na primeira cria de um cachorro?

Perguntado por: icamilo . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.3 / 5 7 votos

Alguns cães pequenos ou de médio porte costumam parir entre 1 e 2 cãezinhos na primeira gestação, mas quando se trata de um cachorro grande esse número pode ser um pouco maior, entre 3 e 5 filhotes - lembrando que, no caso de animais maiores, o primeiro cio pode demorar um pouco mais para acontecer, normalmente entre ...

Mas para saber quantos filhotes uma cadela pode parir em uma única ninhada é preciso levar em consideração alguns fatores, pois em uma só gestação um cachorro pode ter entre 2 a 13 filhotes.

“O número de filhotes varia de acordo com o porte do pet, idade e estado de saúde da mãe”, diz a veterinária. Considerando o porte do cachorro, ela diz que uma fêmea de pequeno porte costuma ter entre dois a três filhotes no mesmo parto.

Saber a quantidade de novas carinhas que virão é o desejo de muitos donos de cães, no entanto, para a tristeza dos donos ansiosos, não é possível saber a quantidade exata de filhotes que a cadela pode ter na mesma gestação. Dependendo do porte e da raça do animal, dá para fazer uma estimativa, mas nada muito preciso.

O tempo para o nascimento de todos os filhotes pode variar de poucas horas chegando a 24h ou 36 horas. O intervalo entre o início das contrações e o nascimento de cada filhote pode variar entre 10 a 30 minutos.

“Normalmente, na primeira ninhada a fêmea pode ter um número reduzido de filhotes, pois seu organismo ainda está em fase de amadurecimento”, diz. Por isso, não estranhe se, ao cruzar o pet uma segunda vez, ela tenha mais filhotes.

Se o animal se sente ameaçado, vai comer a cria como forma de proteger a si próprio, aos filhotes e à matilha. Então, a melhor coisa a se fazer nesse caso é reservar um ambiente bem confortável e tranquilo onde a fêmea possa ficar com os seus filhotes.

A sentença considerou que nas relações envolvendo a cruza de cães de raça, a tradição e o costume determinam que o dono do macho tem direito de escolher primeiro o filhote de sua preferência, ficando os outros para o dono da fêmea, salvo se expressamente for realizado ajuste em sentido diverso.

Não existe um número preciso de vezes que a cadela tenha que cruzar para engravidar. Pode ser que ela fique grávida já na primeira cópula, se estiver ovulando naquele momento. Mas é certo que, quanto mais cópulas houver durante o estro, maiores serão as chances de engravidar e de ter uma ninhada numerosa.

Em média, uma cadela cicla cada 6 meses, ou seja, faz “cio” duas vezes ao ano. Em cada “cio” ocorre uma ovulação, permitindo que fiquem gestantes caso ocorra cópula com um macho. Desta forma, em média, uma cadela tem dois períodos reprodutivos anuais, podendo gerar duas ninhadas por ano.

Observe os movimentos da cadela ao nascer o último filhote
Se você notar que a cadela ainda está tendo contrações e ficar deitada por mais de 30 minutos a uma hora após o nascimento do último filhote, pode ser que ainda há um na barriga.

Fazer uma radiografia no processo de gestação também pode ajudar na hora de saber se nasceram todos os filhotes de uma cadela. Assim você tem uma ideia de quantos estavam previstos, ainda que na radiografia nem sempre seja possível ver todos os filhotes.

O ideal é dar banho em casa e após o desmame. Verifique as mamas da fêmea diariamente e limpe com água morna se tiver leite ressecado. Se houver qualquer alteração na coloração da pele, inchaço, sensibilidade ou ferida, procure um médico-veterinário para avaliação.

Pode ser que ela vai dar a luz em poucas horas. A agitação também inclui latidos frequentes e até choros. Tudo que sair do padrão de comportamento da cadela, desconfie. Pois este pode ser um sintoma muito claro de que os filhotes estão chegando em pouco tempo.