Como se chama a parte íntima da cadela?

Perguntado por: rbarros8 . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

A vulva, região da vagina, fica inchada e algumas cadelas podem apresentar sangramentos e secreção de um líquido transparente.

Anatomia do aparelho reprodutor de cadelas
A parte externa, que conseguimos visualizar dois grandes lábios que se encontram, é a vulva. A vagina, por outro lado, é o órgão interno, uma cavidade que se localiza dentro da vulva. É dividida em três camadas, a Mucosa, a Muscular e a Serosa ou Adventícia.

Mas se você notar sua cadela não castrada lambendo excessivamente suas partes íntimas , é uma boa indicação de que ela pode estar no cio! Uma cadela se lamberá em resposta ao inchaço da vulva e à secreção sanguinolenta que ela experimenta como parte de seu ciclo reprodutivo.

O comportamento da cadela no cio pode oscilar de carência a agressividade. A fase pode durar de 2 a 4 semanas. Uma cadela no cio passa por mudanças hormonais, físicas e comportamentais. A fase requer atenção e cuidados especiais, uma vez que ela pode ficar tanto mais carinhosa, como também mais agressiva.

dez dias

As fêmeas passam pelo primeiro cio assim que atingem a maturidade sexual e, assim, desenvolvem a capacidade para se reproduzir. Normalmente, isso ocorre aos seis meses de vida, aproximadamente. E, geralmente, a cadela sangra no cio de cinco a dez dias.

De maneira simples, o cio corresponde ao período menstrual das mulheres. É quando sua cadela está pronta para acasalar e emite alguns cheiros que podem ser atraentes para os cachorros machos. Porém, diferente das mulheres, no mundo canino esse período só ocorre, geralmente, duas vezes ao ano.

Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um. Algumas cadelas podem permanecer nesse ciclo entre duas a quatro semanas, mas ciclos tão irregulares costumam ser mais incomuns.

Não existe um número preciso de vezes que a cadela tenha que cruzar para engravidar. Pode ser que ela fique grávida já na primeira cópula, se estiver ovulando naquele momento. Mas é certo que, quanto mais cópulas houver durante o estro, maiores serão as chances de engravidar e de ter uma ninhada numerosa.

Já se sua dúvida for “quanto tempo dura cio de cachorra?”, saiba que a resposta é de 15 a 20 dias, em média. Esse período inclui todas as fases do ciclo reprodutivo da amiga de quatro patas: do sangramento até o momento em que ela está receptiva ao cruzamento.

4 dias

Geralmente a cadela aceita cruzar com o macho durante 4 dias, e você vai saber que o período fértil dela acabou quando ela mesma não deixar que o macho se aproxime novamente para cruzar.

Não há nada que impeça uma cadela de tomar banho se ela estiver no cio. No entanto, é importante considerar alguns fatores na hora do banho. Se a sua cachorra estiver naquela fase de sangramento mais intenso, vai ficar mais difícil mantê-la limpa logo após o banho.

A fase do sangramento é aquela na qual diversos estímulos hormonais começam a preparar o organismo da pet para a fecundação. Porém, ela ainda não é permissiva ao macho nessa etapa. A fase na qual a cadelinha está apta para a cópula, permitindo a monta, é o estro.

Período fértil da cadela
Apesar de ser muito comparada com a menstruação feminina, o cio tem algumas particularidades: a cachorra só pode engravidar enquanto está nesta fase e, diferente da menstruação, o cio não ocorre em ciclos mensais, e sim em períodos que podem variar entre 6 e 8 meses.

Outro sinal de que a cruza existiu, mas que também é difícil de identificar, é verificar se os pelos do rosto e das costas da cadela foram lambidos. Esse é um sinal bastante subjetivo e que pode não ocorrer. Mas, caso note esse sinal, quer dizer que a fêmea foi cortejada pelo macho em forma de lambidas.

colocar fralda canina na sua pet funciona como um absorvente para cadela, grande aliado durante o cio. No entanto, a pet não deve ficar com a peça o tempo todo. O ideal é fazer a troca ao menos duas vezes ao dia.

As cadelas castradas não devem entrar no cio, portanto, elas não menstruam. O cio na realidade são os dias em que a cadela entra no seu ciclo sexual de reprodução. Neste período é comum que as fêmeas apresentem uma mudança comportamental.