O que acontece se a cadela cruzar com mais de um cachorro?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Enquanto a pet estiver no cio, ela poderá acasalar com mais de um macho, o que pode resultar em filhotes com aparência bem diferente. Ao contrário dos lobos que são monogâmicos, isso acontece porque os cães são polígamos (se reproduzem com mais de um indivíduo).

É possível!
Isso ocorre quando as fêmeas acasalam com machos diferentes durante o mesmo período fértil. Assim, elas podem ter óvulos fertilizados por espermatozoide de pais distintos.

Quanto mais os cachorros cruzam, mais filhotes podem ter e ninhadas com muitos filhotes podem prejudicar a saúde da cachorra. Quando ela não aceitar mais o macho para o cruzamento, quer dizer que seu período fértil chegou ao fim.

Se uma cadela pode engravidar de dois cachorros? Pode engravidar até de mais de três! Isso vai depender do período fértil dessa cadela e a quantidade de machos que a cobriram durante esses dias.

Os cachorros irmãos podem cruzar e acabar gerando filhotes de baixo peso ao nascimento e menor taxa de sobrevivência. Mesmo que o pet nasça com saúde e se mantenha assim nos primeiros anos de vida, as chances de ter algum problema no futuro — como câncer, doenças autoimunes e baixa fertilidade — são maiores.

Não existe um número preciso de vezes que a cadela tenha que cruzar para engravidar. Pode ser que ela fique grávida já na primeira cópula, se estiver ovulando naquele momento. Mas é certo que, quanto mais cópulas houver durante o estro, maiores serão as chances de engravidar e de ter uma ninhada numerosa.

21 dias

Agora, se estiver em dúvida sobre a gestação de cadela, podemos te ajudar! Para confirmar a gestação, você deve contar 21 dias a partir do momento em que o cruzamento aconteceu e pode ter ocorrido a fecundação.

De maneira simples, o cio corresponde ao período menstrual das mulheres. É quando sua cadela está pronta para acasalar e emite alguns cheiros que podem ser atraentes para os cachorros machos. Porém, diferente das mulheres, no mundo canino esse período só ocorre, geralmente, duas vezes ao ano.

O tempo varia muito e pode ser de apenas 15 minutos ou chegar a uma hora.

Ao contrário do que muitos pensam, o período marcado por secreções sanguinolentas pela vulva, o proestro, não é o momento certo para acasalar.

Sim. Como já foi dito, o período de cio marca uma série de transformações dos animais, uma vez eu eles apresentam mudanças físicas e emocionais marcantes. O nível de mudança tende a mudar de um animal para outro, de modo que uma cadela pode ficar mais carinhosa com o dono ou, pode preferir se afastar dele.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.