O que acontece se uma cadela castrada cruzar?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 5 votos

O ato pode ser prejudicial para os dois cães, pois o cão castrado que cruza pode sofrer com lesões na região dos órgãos reprodutivos e do sistema de locomoção. Além disso, também existe o risco da transmissão de infecções sexualmente transmissíveis.

“Há muito mais malefícios do que benefícios em permitir um cão castrado a cruzar, como uma possível lesão traumática no ato, principalmente na região dos órgãos reprodutores e sistema locomotor, e também pensando na transmissão de doenças sexualmente transmissíveis”, disse.

Essa situação é extremamente rara, mas se o pet foi castrado recentemente, há pouquíssima chance de engravidar a cadela. Os espermatozoides ficam armazenados na uretra por alguns dias e, caso ele cruze nos dias seguintes após a cirurgia, cachorro castrado pode engravidar cadela.

Mas por que cadela monta na perna (e até em outros cachorros)? Geralmente, isso tem a ver com altos níveis de estresse, ansiedade e falta de atenção. O animal fica com muita energia acumulada e vê na monta uma forma de liberar tudo isso.

Não, cadelas castradas não deveriam entrar no cio
Tanto o estro quanto as demais etapas do ciclo estral dependem das variações dos hormônios sexuais, com destaque para estrogênio e progesterona. Além de remover os órgãos sexuais, a cirurgia de castração impede maiores concentrações e variações dos hormônios sexuais.

No caso dos pets, o nome correto é “ciclo estral”, no qual o sangramento ocorre durante o proestro, com duração de 9 dias, em média. Mas cadelas castradas não devem entrar no cio, assim sendo, elas não menstruam.

A castração de cadela é realizada pelo médico-veterinário. O bichinho recebe uma anestesia geral e, depois disso, uma incisão é feita. Tanto o útero como os ovários são retirados. Com isso, a cadelinha não entra mais no cio e não pode ter filhotinhos.

Como saber se um cachorro está castrado? Na maioria dos casos, é fácil saber se um cão já foi castrado: basta verificar os testículos, que são fáceis de detectar.

Para reduzir o hábito, é preciso não reforçá-la com carinhos ou petiscos, e não ser permissivo ou justificá-lo como um possível ato de namoro do animal. “Reforçamos que cães não têm desejo sexual premeditado, mas, exclusivamente, frente ao período relacionado ao estro da cadela”, explica Pedro.

O que muda no macho após a castração
Portanto, diferente da fêmea, ele perde o interesse no ambiente e fica menos territorialista e, consequentemente, menos agressivo perto de outros cachorros. Normalmente, o cachorro castrado fica mais calmo e carinhoso, apegado à família ou às pessoas que cuidam dele.