O que o cachorro sente quando está no cio?

Perguntado por: lnovaes . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Inchaço na vulva. Vermelhidão ou escurecimento da vulva. Liberação de secreção ou sangramento.

Cachorra no cio sente cólica? Sim, a cadela no cio pode sentir cólica. No entanto, a dor que elas sentem é em menor proporção quando comparada às mulheres. As mudanças de comportamento, tremores no corpo e sensibilidade no abdômen são os principais sintomas de que a cadela está sentindo cólicas no período.

Afinal, como cuidar de uma cadelinha no cio?

  1. evite expô-la em locais como jardins e pracinhas;
  2. deixe o local de descanso dela bem limpinho;
  3. faça a higienização correta da região genital da cadelinha;
  4. confira se há necessidade do uso de fraldas caninas;
  5. reforce a alimentação saudável para mantê-la disposta.

Principais sintomas da cachorra no cio
É possível perceber que sua cachorra está prestes a entrar no cio: além de sua vulva inchar e ficar com uma coloração mais escura e o sangramento, que ocorre nos os dias anteriores ao que ela irá, de fato entrar no cio.

4 dias

Geralmente a cadela aceita cruzar com o macho durante 4 dias, e você vai saber que o período fértil dela acabou quando ela mesma não deixar que o macho se aproxime novamente para cruzar.

A situação de um cachorro no cio é delicada, tanto física quanto emocionalmente, pois a cachorra sente desconforto na região da genitália, faz mais xixi do que o habitual, além de se sentir irritada e distraída às vezes. Por isso é tão importante ter paciência e compreensão para cuidar dela.

O comportamento da cadela no cio pode oscilar de carência a agressividade. A fase pode durar de 2 a 4 semanas. Uma cadela no cio passa por mudanças hormonais, físicas e comportamentais. A fase requer atenção e cuidados especiais, uma vez que ela pode ficar tanto mais carinhosa, como também mais agressiva.

Não há nada que impeça uma cadela de tomar banho se ela estiver no cio. No entanto, é importante considerar alguns fatores na hora do banho. Se a sua cachorra estiver naquela fase de sangramento mais intenso, vai ficar mais difícil mantê-la limpa logo após o banho.

O período completo costuma durar de 3 a 4 semanas após o início do sangramento. A melhor forma de saber que o cio da cadela acabou é ficar atenta ao comportamento do pet, que deixa de ficar agitado e a vulva retoma o seu tamanho natural.

dez dias

E, geralmente, a cadela sangra no cio de cinco a dez dias. As alterações físicas mais claras e que destacam esse período estão relacionadas ao aumento e vermelhidão da vulva, além das gotinhas de sangue que podem respingar por onde a cadela passar.

O ato de lamber as partes íntimas é uma atitude de higiene dos cães. Geralmente, eles fazem isso após urinar ou defecar, para eliminar algum resíduo que possa ter ficado nos órgãos genitais ou no ânus.

Nos casos em que o pet gosta de ficar o tempo todo ao lado do tutor, não é preciso se preocupar. Não é nenhum tipo de carência ou dependência emocional. É apenas uma forma de o cão estar próximo de quem ele ama, seja protegendo ou tendo como uma referência.

Não existe um número preciso de vezes que a cadela tenha que cruzar para engravidar. Pode ser que ela fique grávida já na primeira cópula, se estiver ovulando naquele momento. Mas é certo que, quanto mais cópulas houver durante o estro, maiores serão as chances de engravidar e de ter uma ninhada numerosa.

Outra forma de tentar identificar que a cadela cruzou, é verificando se há alguns odores diferentes. De modo geral, o cio da cadela já apresentará um odor bem acentuado. Só que após a cruza, este cheiro pode ser muito mais evidente e, portanto, poderá servir de constatação para saber se a cadela cruzou ou não.

Sim. Como já foi dito, o período de cio marca uma série de transformações dos animais, uma vez eu eles apresentam mudanças físicas e emocionais marcantes. O nível de mudança tende a mudar de um animal para outro, de modo que uma cadela pode ficar mais carinhosa com o dono ou, pode preferir se afastar dele.

Se basicamente se pergunta se o seu cachorro se pode apaixonar por uma pessoa, pelo seu dono, ou por uma mulher, a resposta é sim. Efetivamente, os cachorros podem sentir amor, muito amor! Continue lende este artigo do Perito Animal em que lhe respondemos à pergunta, Um cachorro pode apaixonar-se por um ser humano?