Quantos dias um cisco fica no olho?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Esse tipo de ferimento pode levar até algumas semanas para ter sua cicatrização completa e pode causar visão embaçada, hipersensibilidade à luz e lacrimejamento intenso.

A presença de um “cisco” no olho pode causar coceira, fazendo com que, ao coçar, a córnea fique arranhada piorando o quadro. Isso causa diversos sintomas, entre eles, visão embaçada, hipersensibilidade à luz e lacrimejamento intenso, dor e até evolução para uma úlcera de córnea.

Caso não seja possível retirar o cisco, a recomendação é consultar um oftalmologista. O médico examinará e avaliará a situação para determinar como lidar com o corpo estranho. O especialista também pode indicar medicamentos e colírios para alívio da dor e inflamação.

A sua causa costuma ser a má lubrificação e/ou irritação da córnea e conjuntiva (as camadas mais superficiais do olho), algo que está frequentemente associado a olhos secos e alterações no piscar.

Por isso, quando a sensação não passa, o melhor a fazer é procurar um oftalmologista. O profissional irá avaliar o caso e indicar o tratamento mais indicado, afinal, pode ser apenas um cisco mas também pode se tratar de uma doença ocular.

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

Segure gentilmente a pálpebra superior para frente fazendo com que cubra cílios da pálpebra inferior. Movimente para um lado e para o outro para que os cílios da pálpebra inferior “varram” a pálpebra superior. Nesse movimento, eles podem retirar o cisco, mas faça isso com muito cuidado.

Para lavar o olho com muitas secreções, molhe uma gaze com soro fisiológico armazenado previamente em geladeira e passe no sentido do canto do olho para fora. Não se esqueça de usar uma gaze para cada olho, para evitar contaminações. O mesmo processo deve ser realizado após uma cirurgia ocular.

Para realizar a higiene ocular, o ideal é usar água fria e algum sabonete ou adstringente neutros, que pode ser um xampu neutro de bebê, por exemplo, na região externa dos olhos. Lenços umedecidos e géis, ambos específicos para a limpeza dos olhos, também são indicados para fazer essa higienização.

Lave os olhos com água
Encha as mãos com água limpa e aproxime seu rosto mergulhando o olho. Quando estiver com o olho submerso, tente abri-lo dentro d'água. Caso a irritação no olho seja ocasionada por uma poeira ou outro elemento estranho para o seu olho, esse procedimento irá ajudar a eliminar a causa da irritação.

Geralmente é sinal de que a camada mais superficial do olho, a conjuntiva e córnea estão irritadas ou ressecadas. Outras causas como alergia, conjuntivite e claro a presença de um cisco, sujeira ou corpo estranho da superfície dos olhos também causam esta sensação.

Síndrome do olho seco pode dar a sensação de areia nos olhos
Entre os problemas mais sérios, podem ser citadas a conjuntivite, alergias, doenças autoimunes e lesões na superfície ocular. Em outra parte dos casos, a sensação de areia nos olhos é causada pela má qualidade da lubrificação da superfície ocular.

Qual o melhor colírio para sensação de areia nos olhos? O colírio lubrificante. Também chamado de lágrima artificial, esse tipo de colírio é indicado em casos de secura ocular, pois, ajuda a "repor" a lágrima aos olhos quando o organismo não está produzindo o suficiente ou em boa qualidade (evaporando rápido).

Não esfregar ou coçar os olhos, para não correr o risco de provocar uma lesão mais grave; Não tentar retirar o corpo estranho usando lenços, algodão, compressas, pinças ou outros objetos; Não tentar retirar corpos estranhos que estejam (ou pareçam estar) presos no olho, situação em que deve ser procurada ajuda médica.