Quantos dias pode durar uma crise de ansiedade?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.4 / 5 6 votos

O tempo de duração de uma crise de ansiedade muda de pessoa para pessoa, e o pico da ansiedade pode durar cerca de 40 minutos, entretanto, o mal-estar continua depois desse período. Além disso, as pessoas que têm crises de ansiedade normalmente têm episódios recorrentes, podendo durar um período de pelo menos 6 meses.

Uma crise de ansiedade, também chamado de ataque de pânico, geralmente dura minutos, porém, pode acontecer de ter mais de uma crise por dia por vários dias. Os principais sintomas incluem aperto no peito, angústia, dificuldade para respirar, taquicardia, tremores, sudorese e sensação iminente de morte.

Quando uma crise de ansiedade ou ataque de pânico acontece, a melhor forma de tratamento é entrar em contato diretamente com um psicólogo ou psiquiatra. Se forem muito graves e durarem muito tempo, é fundamental que um profissional especializado em saúde mental seja contactado.

Causas da Ansiedade Generalizada
A causa exata da Ansiedade Generalizada não é totalmente conhecida, mas uma série de fatores – incluindo genética, química do cérebro e elementos estressores ambientais – podem contribuir para o seu desenvolvimento.

Como ajudar alguém com crise de ansiedade?

  1. Encoraje a pessoa a respirar. Quer receber mais conteúdos como esse? ...
  2. Tente alertar a pessoa gentilmente sobre a situação. ...
  3. Ajude a pessoa a se manter na realidade. ...
  4. Ajude a pessoa a ir para um ambiente mais tranquilo. ...
  5. Tente distrair a pessoa. ...
  6. Procure estudar sobre ansiedade.

“A ansiedade se acumula à noite porque a preocupação ansiosa é evitável quando estamos ativamente usando o cérebro e o corpo”, explica a psicóloga Kate Cummins.

A ansiedade passa a ser patológica quando começa a prejudicar o dia a dia, causando transtornos físicos e emocionais e interferindo na qualidade de vida do indivíduo, que não consegue controlá-la.

Logo, para reduzir a ansiedade e os pensamentos acelerados, você pode pressionar de leve cada polegar de 1 a 2 minutos; e. Caminhar: caminhe durante o dia para ter uma boa noite de sono. É recomendado praticar atividades físicas, pelo menos, duas horas antes de dormir.

Muitas vezes durante uma crise, tendemos a focar em todos os sentimentos e sensações ruins que estão passando pela mente. Nesses casos, esse foco pode ser um gatilho e até mesmo piorar a crise. O ideal é você buscar distrações para o seu corpo e mente para que você desconecte dessas tensões.

Um dos efeitos da ansiedade no corpo mais comuns é a dificuldade de respiração. Você pode ter sensação de sufocamento ou hiperventilação. É comum também sentir formigamento, tontura e/ou aperto no peito enquanto a respiração se torna curta e rápida.

Quem sofre com esse transtorno tende a apresentar uma mente mais acelerada, com excesso de preocupações e pensamentos. Por isso, a inquietação é um sintoma comum. O indivíduo pode ter dificuldade em ficar parado, focar em uma tarefa ou relaxar. Além disso, a pessoa pode buscar múltiplos afazeres ao longo do dia.