Quantos dias depois da ovulação começa os sintomas de gravidez?

Perguntado por: lnogueira . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.3 / 5 9 votos

Quando a gravidez começa a dar sintomas? Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.

Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil; Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil; Cansaço e sonolência excessiva; Seios inchados e doloridos.

Depois que um óvulo é fecundado (depois de ter relação sexual), demora cerca de seis a sete dias antes que seu corpo comece a produzir o hormônio da gravidez (hCG) e mais alguns dias até que o nível esteja alto o suficiente para ser detectado por um teste de gravidez.

O embrião leva cerca de 7 dias para chegar ao útero e realizar a nidação. Mas precisamos voltar algumas etapas para entender esse processo. Ele é formado a partir da união dos gametas feminino e masculino, respectivamente o óvulo e o espermatozoide.

Cansaço excessivo sem motivo aparente; Aumento da frequência para urinar; Prisão de ventre; Náusea.

Implantação e primeiros sinais da gravidez: do sangramento às cólicas. Algumas pessoas afirmam categoricamente que “sabem” imediatamente que engravidaram. É verdade que, às vezes, há alguns sinais precoces de que a implantação ocorreu. Os sintomas que você deve ficar de olho são sangramento e cólicas leves.

É importante lembrar que a partir da ovulação os gametas femininos permanecem viáveis por até 24h nas tubas uterinas, e os espermatozoides sobrevivem até 72h dentro do corpo da mulher. Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual.

Se a implantação for bem-sucedida, pequenas quantidades do hormônio da gravidez, hCG, poderão começar a aparecer em sua urina, cerca de sete a nove dias após a ovulação. Esse é o hormônio que todos os testes de gravidez caseiros detectam.

O aparecimento dos primeiros sinais e sintomas de gravidez é muito variável de mulher para mulher. Eles podem surgir antes do atraso menstrual mas normalmente aparecem a partir da 5ª ou 6ª semana de gestação, ou seja, entre 7 a 14 dias após o dia esperado para vir a menstruação.

Também é possível destacar, entre os sintomas de gravidez nos primeiros dias após a fecundação:

  • Leves cólicas abdominais;
  • Náuseas, enjoos, vômitos e aversão a cheiros fortes;
  • Alterações no corrimento vaginal;
  • Sensibilidade e aumento dos seios;
  • Cansaço e sonolência;
  • Atraso menstrual;
  • Sangramento vaginal;
  • Dor de cabeça.

O óvulo pode ser fertilizado somente até 24 horas depois da ovulação. Se isso não acontecer, os níveis de estradiol e progesterona diminuem, o corpo lúteo se degenera e o endométrio descama, dando início à menstruação e ao próximo ciclo menstrual.

Se a paciente fizer um ultrassom logo após ter ovulado, ou na fase lútea do ciclo menstrual, é possível que o médico consiga ver o corpo lúteo. Porém, esta não é a única forma de documentar que houve ovulação e a realização de ultrassonografia para este fim não é obrigatória.

Na maioria das gestações, os sintomas iniciais surgem a partir de 2 a 3 semanas após a fertilização. Porém, isso varia de gestação para gestação, inclusive na mesma mamãe. Imagine em mulheres diferentes. Além disso, muitas mulheres não sentem quaisquer sintomas durante o início do período gestacional.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez.

Embora você possa estar ansiosa para fazer um teste de gravidez o mais rápido possível, é melhor esperar uma semana de atraso menstrual para obter um resultado mais preciso. Se estiver com pressa, realize-o pelo menos uma a duas semanas após o sexo.

O beta-hCG, portanto, é produzido pelo embrião após a implantação e pela placenta e, por isso, só está presente no corpo feminino durante a gravidez, o que o torna fundamental para a sua confirmação. O hCG está presente no sangue a partir do 10º dia de gravidez, quando já pode ser detectado pelo teste beta-hCG.