Quantos dias demora para receber a carta de concessão do INSS?

Perguntado por: omota2 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 12 votos

Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

A carta de concessão é emitida automaticamente e enviada para o endereço cadastrado do beneficiário quando a solicitação do benefício é deferida no INSS. Para saber se seu pedido foi aprovado, basta acompanhar o processo pelo portal Meu INSS.

O INSS tem o prazo de 45 dias para analisar o requerimento de um benefício. Somente a após a análise e aprovação que será encaminhada a carta de concessão. O envio da carta recebe um outro prazo de até 30 dias para recebimento.

A demora da análise de um benefício no processo administrativo do INSS pode ter origem em falhas internas do instituto ou por desatenção do próprio segurado, por exemplo.

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7.

A carta de concessão é um documento emitido e enviado pelo INSS quando ele fornece um determinado benefício ao trabalhador. Exemplo: nos casos em que o trabalhador fica doente e não está mais apto a trabalhar ou comparecer no local de trabalho, ele acaba solicitando o auxílio-doença.

O segurado deve apresentar a carta e um documento de identificação oficial e atualizado com foto para poder receber o seguro. Caso não consiga ir até a agência que foi determinada, você pode solicitar a mudança do local, porém pode ser um processo demorado.

Se você é a pessoa beneficiária da aposentadoria, pode fazer a consulta no Meu INSS (site ou aplicativo) para saber se o benefício foi concedido. No caso de consulta sobre terceiros, o simples acesso à plataforma do governo não será suficiente, inclusive por proteção a dados pessoais e privacidade.

Para saber a data de pagamento do benefício, o interessado deve consultar o calendário disponibilizado pelo INSS, que pode ser encontrado no site do Meu INSS e no aplicativo. A data, como mencionado anteriormente, será determinada de acordo com o valor do benefício e o número do cartão do benefício.

Assim, fique atento: a data de concessão do benefício nada mais é do que a data que o benefício foi deferido, ou seja, implantado no sistema. Esta data é totalmente irrelevante para fins de cálculo.

Basta acessar o site e ou aplicativo Meu INSS com CPF e senha, em seguida, buscar pela aba “Carta de concessão” e clicar. Ao abrir, o documento poderá ser visualizado e salvo em seu celular ou computador.

Por lei, têm direito ao dinheiro os aposentados e demais beneficiários com ordem de pagamento emitida pelo juiz entre os dias 2 de julho de 2020 e 1º de julho de 2021.

A principal forma de saber se a aposentadoria foi concedida é por meio da carta de concessão emitida pelo INSS.

Se você é segurado do INSS e já teve o seu valor dos atrasados liberado pela justiça, pode consultar se vai receber os valores referentes ao precatório. O segurado pode fazer esta consulta no site do Tribunal Regional Federal da Região em que o processo judicial estiver tramitando.

A carta de concessão trará informações relevantes, como:

  1. identificação do titular e do benefício;
  2. NIT (Número de Registro do Trabalhador);
  3. data da solicitação, concessão e pagamento;
  4. data de autorização;
  5. valor base e do pagamento;
  6. memória de cálculos;
  7. forma de pagamento dos ordenados.

Você pode consultar o banco e a data em que o pagamento estará disponível pelo Meu INSS, selecionando o serviço “Extrato de Pagamento”, pela Central 135 ou através da Carta de Concessão, que também pode ser obtida pelo Meu INSS.