Como saber se foi aprovada a aposentadoria?

Perguntado por: aportela2 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 6 votos

– Dentro das formas já citadas, o principal meio de saber se sua aposentadoria foi aprovada é por meio da carta concessão que será emitida pelo próprio INSS. Para receber o primeiro pagamento do benefício da aposentadoria, é necessário ir pessoalmente até a agência bancária indicada pela carta de concessão.

Você deve ir até o Meu INSS para saber o resultado da sua aposentadoria.

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

Ou seja, o prazo máximo de análise dos benefícios é de 60 dias.

APOSENTADORIA: INSS envia carta para quem tem direito adquirido em agosto. Da Redação (Brasília) - Os segurados urbanos que completam as condições para se aposentar por idade urbana em agosto vão receber uma carta da Previdência Social, comunicando-os do direito ao benefício.

Como consultar a publicação do meu ato de pensão ou aposentadoria no Diário Oficial? Depois de assinado pelo Iprev, o seu ato de Pensão ou de Aposentadoria é publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), que pode ser consultado no site diariooficial.ma.gov.br.

Avaliação

  • Entre no Meu INSS;
  • Clique em “Do que você precisa?” e escreva “simular aposentadoria”;
  • Confira ou altere seus dados, como data de nascimento ou vínculos, clicando no lápis.
  • Depois clique em “Recalcular”;
  • A partir do resultado você pode “Pedir Aposentadoria” ou “Baixar PDF”.

3 – CONCLUIDO – Significa que já houve uma decisão no seu pedido. Logo abaixo dessa informação consta qual o tipo de conclusão: DEFERIDO (ou CONCEDIDO) : É a resposta esperada por todos! Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS INDEFERIDO (ou NÃO CONCEDIDO) : Resposta que ninguém deseja.

A carta de concessão trará informações relevantes, como:

  1. identificação do titular e do benefício;
  2. NIT (Número de Registro do Trabalhador);
  3. data da solicitação, concessão e pagamento;
  4. data de autorização;
  5. valor base e do pagamento;
  6. memória de cálculos;
  7. forma de pagamento dos ordenados.

Geralmente, o benefício fica em análise ao requerer uma aposentadoria, auxílio ou pensão ou após cumprir alguma exigência do Instituto para dar andamento ao requerimento. Essa informação você irá encontrar verificando o andamento da sua solicitação no portal do Meu INSS.

Benefício em análise é um um status que indica que o pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O prazo fixado por lei para a análise de qualquer benefício é de 45 dias.

Por que o INSS demora nas suas análises e concessões de benefícios? A demora da análise de um benefício no processo administrativo do INSS pode ter origem em falhas internas do instituto ou por desatenção do próprio segurado, por exemplo.

O que você pode fazer caso haja uma demora excessiva no julgamento, na faixa de dois meses ou mais, para decidir o que você tem direito ao benefício, é que você pode fazer é procurar um advogado e entrar com um processo chamado 'mandado de segurança', ele serve para o juiz obrigar o INSS a decidir o processo.

Lembre-se: até 60 salários mínimos, você pode receber em até 60 dias após a sua expedição por meio da RPV. Se exceder 60 salários mínimos, você recebe de um 1 e meio até 2 anos, por meio do precatório.