Como escreve a palavra deferimento?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 4 votos

deferimento

  1. ato ou efeito de deferir, de atender ao que foi pedido; despacho favorável.
  2. anuência; aprovação.
  3. concessão.

Deferido é o particípio passado do verbo deferir, cujo significado é dar parecer favorável a uma solicitação de algo. Dar deferimento é o ato de aprovação ou concessão de um pedido ou requerimento.

Deferimento se refere a um despacho favorável, ou seja, um consentimento, aprovação, concordância e concessão. Diferimento se refere a um adiamento ou demora, havendo a transferência de um evento para outra data.

DEFERIDO (ou CONCEDIDO) : É a resposta esperada por todos! Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS INDEFERIDO (ou NÃO CONCEDIDO) : Resposta que ninguém deseja. Significa que seu pedido foi negado.

Esse termo significa que o seu requerimento feito à autarquia foi concedido, então você tem direito ao benefício pleiteado.

que se deferiu; despachado favoravelmente, concedido; que foi atendido; outorgado.

Quando uma pessoa solicita um determinado benefício, esse pedido pode ser deferido (quando é reconhecido o direito ao benefício) ou indeferido (quando a pessoa não tem direito ao benefício.

Assim, no diferimento, o pagamento do ICMS é postergado para o momento da comercialização da mercadoria. Ou seja, ocorre o fato gerador, mas não o lançamento, por isso não há a cobrança do ICMS de imediato. Posto isso, podemos dizer que se trata de uma espécie de benefício fiscal aplicado na importação do produto.

Os verbos “deferir” e “diferir” são parônimos, ou seja, têm grafia e som parecidos, mas significados diferentes. “Deferir” é usado para indicar decisão favorável, aprovação, concordância. “Diferir” é usado para indicar diferenças e discordâncias em uma comparação.

Deferido é um adjetivo que significa «recebeu despacho favorável»: – O processo foi deferido hoje. Diferido também é adjetivo, mas quer dizer «adiado ou demorado»: – O projeto foi diferido por falta de verba.

Indica que um juiz ou uma juíza concedeu um pedido feito no processo.

Se foi deferido ou concedido quer dizer que a sua solicitação foi aprovada. É importante ficar atento a data de pagamento, que sai no máximo em 15 dias após a concessão do benefício. Lembre-se que, mesmo com o processo deferido, é necessário analisar se o benefício foi concedido corretamente.