O que é um pedido concedido?

Perguntado por: nlessa . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Por exemplo, quando há um pedido de isenção do imposto de renda na Receita Federal, ou um pedido de isenção do vale transporte para idoso, ou um benefício do INSS, e estes órgãos públicos reconhecem o direito da pessoa, se diz que o pedido foi concedido quando eles dão o direito.

Indica que um juiz ou uma juíza concedeu um pedido feito no processo.

Benefício concedido é o termo que aparece na carta de concessão do INSS e significa que o contribuinte teve o benefício aprovado. Ou seja, que já é possível receber os valores do benefício.

Segundo a Lei de Processos Administrativos, o INSS tem 30 dias (prorrogável por + 30 dias), para conceder ou negar um requerimento após o protocolo do pedido de benefício. A partir de então, você tem, pelo menos, mais 45 dias para receber o benefício concedido pelo Instituto. Basta conferir na sua carta de concessão.

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

Significa que um juiz ou uma juíza não concedeu ao autor um pedido feito em caráter de urgência.

DEFERIDO (ou CONCEDIDO) : É a resposta esperada por todos! Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS INDEFERIDO (ou NÃO CONCEDIDO) : Resposta que ninguém deseja. Significa que seu pedido foi negado.

Emitir Carta de Concessão de Benefício

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva “carta de concessão”; ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Com agendamento na Agência: o documento será entregue ao final do atendimento.

60 dias

Caso você tenha optado pelo saque via cartão previdenciário "INSS", o saque do benefício deve ser obrigatoriamente realizado dentro do prazo de validade da parcela determinado pelo INSS, que em geral ocorre até o final do mês seguinte ao da sua disponibilização (aproximadamente 60 dias).

O segurado deve apresentar a carta e um documento de identificação oficial e atualizado com foto para poder receber o seguro. Caso não consiga ir até a agência que foi determinada, você pode solicitar a mudança do local, porém pode ser um processo demorado.

5) Como consultar a carta de concessão do INSS

  1. indo até uma das agências do INSS (lembrando que é necessário agendar previamente a visita, através do MEU INSS);
  2. acessando o site ou aplicativo do MEU INSS;
  3. ligando para o telefone 135 e solicitando o envio de uma 2ª via pelos Correios.

Dentro da carta você encontra algumas informações muito importantes para você, veja algumas delas: Número do benefício / Número do processo. Valor mensal do benefício. Data de solicitação do benefício.

Veja como é simples:

  1. Acesse o portal Meu INSS. O sistema Meu INSS pode ser acessado pelo site ou pelo aplicativo disponível para Android e IOS. ...
  2. Selecione a opção Carta de Concessão. Nas opções da tela inicial, escolha “Carta de Concessão”. ...
  3. Visualize e imprima o documento.

Então, quanto tempo demora para receber o benefício depois da perícia? A Lei 9.784/99, ou Lei dos Processos Administrativos, determina que o INSS tem 30 dias de prazo para analisar a concessão de um benefício. Mas, esse prazo pode ser prorrogado para 60 dias caso o INSS justifique o motivo.