Como saber se a perícia médica foi aprovada?

Perguntado por: vgomes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 18 votos

Guia para consultar perícia no Meu INSS pelo CPF

  1. 1º Passo: Entre no Meu INSS. Ao entrar no site Meu INSS, você deverá clicar na tarja azul onde está escrito “Entrar em Gov.br”.
  2. 2º Passo: Faça seu login. ...
  3. 3º Passo: Vá até “Outros Serviços” ...
  4. 4º Passo: Consulte o resultado da Perícia.

– Normalmente, o resultado da perícia médica deve ser liberado às 21h do mesmo dia em que você a realizou no INSS. Quando isso não acontece, provavelmente, foi encontrado algum erro nos seus dados ou até mesmo faltou alguma informação importante para a concessão do benefício.

Segundo a Lei de Processos Administrativos, o INSS tem 30 dias (prorrogável por + 30 dias), para conceder ou negar um requerimento após o protocolo do pedido de benefício. A partir de então, você tem, pelo menos, mais 45 dias para receber o benefício concedido pelo Instituto.

Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:

  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique no botão “Consultar Pedidos”;
  3. Encontre seu processo na lista;
  4. Para ver mais detalhes, clique em "Detalhar'';
  5. O seu pedido será atendido em até 48 horas.

Como saber se ganhei o recurso INSS? Para saber se você ganhou o recurso INSS, deverá ligar na central 135 ou conferir por meio do Portal Meu INSS. Entrando no portal, deve-se ir para o link de recursos, onde estarão todos os andamentos e encaminhamentos do recurso de indeferimento.

Nas hipóteses em que nãoresultado do exame médico pericial, o segurado deverá entrar em contato com a Central 135 para solicitar o cadastramento de “acerto pós-perícia”.

Lembre-se, caso o resultado da sua perícia não esteja disponível no Meu INSS após as 21h, o trabalhador deve ligar para o 135 para verificar se precisa entregar algum documento extra ou corrigir algum dado no cadastro.

A juntada de laudo pericial, ainda que se coadune com a tese da defesa durante a sessão de julgamento, após os debates orais, caracteriza cerceamento de defesa, causando a nulidade do julgamento, mesmo que não tenha sido objeto de protesto em plenário.

aplica-se a alíquota de 91% (determinada pela lei); esse valor é limitado à média dos 12 (doze) últimos salários de contribuição; o valor desta conta é a Renda Mensal Inicial (RMI) - o valor inicial do auxílio-doença.

Assim, ao fazer consulta ao Meu INSS após as 21h do mesmo dia em que a perícia foi realizada e não conseguir ver o resultado, o segurado deve ligar para o número 135. Ao atendente da central telefônica, o cidadão deve informar que precisa fazer um acerto pós-perícia e explicar a situação.

Como ver o resultado da perícia do INSS por incapacidade e auxílio-doença? Basta entrar no app do Meu INSS e procurar pela opção “Resultado de Benefício por Incapacidade” e pronto, você poderá ver o resultado.

O laudo pericial deverá ser entregue em cartório no prazo de 30 dias, contados a partir da data em que o perito for comunicado para dar início aos trabalhos. ...

Se o segurado é um trabalhador com carteira assinada, nos primeiros 15 dias de afastamento a empresa é responsável por pagar o salário do empregado. A partir do 16º dia, o pagamento passa a ser responsabilidade do INSS, caso seja concedido o auxílio-doença.

Problemas nos documentos apresentados pelo segurado
De todos, esse é o problema mais recorrente para a demora na análise do INSS. Isso porque, documentos desatualizados ou insuficientes para a prova do requerimento também são obstáculos no processo administrativo do INSS.