Quantos comprimidos de ciclo 21 corta a menstruação?

Perguntado por: nprates . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

O modo de uso do Ciclo 21 consiste em tomar um comprimido diariamente, durante 21 dias seguidos, iniciando o 1º comprimido no 1º dia da menstruação. Depois da ingestão dos 21 comprimidos, fazer uma pausa de 7 dias, sendo que a menstruação deve ocorrer dentro de 3 dias após a ingestão do último comprimido.

emendar cartelas de anticoncepcional oral
Ela funciona para cortar a menstruação no mês vigente do ciclo para quem já toma algum anticoncepcional oral com 21 ou 24 comprimidos. Para isso, basta emendar o primeiro comprimido da cartela seguinte no primeiro dia da pausa.

Após 2 – 3 dias do último comprimido de Ciclo 21 ter sido tomado, inicia-se, em geral, menstruação que pode não cessar antes do início da embalagem seguinte.

Tomei 2 comprimidos do anticoncepcional no mesmo dia por engano. O que fazer? Nada. Tome a pílula normalmente no dia seguinte como se nada tivesse acontecido.

POSOLOGIA: Os comprimidos devem ser tomados diariamente no mesmo horário e na ordem indicada na embalagem. Tomar um comprimido diariamente por 21 dias.

Anticoncepcionais de uso contínuo
São anticoncepcionais com cargas hormonais menores e que, por isso, não precisam do período de pausa. Esses anticoncepcionais agem durante todos os 28 dias de ciclo, suspendendo a menstruação até que o tratamento seja interrompido.

Outra opção para interromper a menstruação é o tratamento com hormônios. Os chamados reguladores hormonais usam doses baixas de derivados de estrogênio e progesterona. A ação dessa dupla evita a proliferação do endométrio, a camada interna do útero que, quando descama, resulta na menstruação.

Pode-se iniciar o tratamento entre o 2º e o 7º dia, mas recomenda-se a utilização de método contraceptivo não hormonal (como preservativo e espermicida) nos primeiros 7 dias de administração durante o primeiro ciclo.

A forma comercial mais usada é o Mirena (levonorgestrel 52 mg). O DIU hormonal só suprime a menstruação em 20% das pacientes, mas é capaz de reduzir bastante o volume e a frequência menstrual nas restantes. Para saber mais sobre o DIU, leia: DIU de Cobre e DIU Mirena – Anticoncepcional Intrauterino.

Aqui está sua resposta em poucas palavras: geralmente dentro de três meses as funções reprodutivas voltam ao normal.