O que causa mau cheiro na menstruação?

Perguntado por: malvim . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

É também tecido de revestimento uterino, óvulo não fertilizado e, claro, os fluidos normais que a sua vagina elimina. Além dessa combinação, o ambiente ácido da vagina e a presença de diferentes tipos de bactérias saudáveis que se misturam ao fluido menstrual também contribuem para produzir um odor característico.

Bom, é possível sim que a menstruação emita algum tipo de cheiro, porém não é normal que o odor seja muito forte – e isso pode ser visto como um sinal de alerta, explicou a ginecologista e consultora do Tarja Rosa, Thalita Domenich. “A menstruação tem um cheiro suave, que pode lembrar um pouco o de ferro.

Isso mesmo – absorvente descartável, coletor ou calcinha menstrual. Por isso, é importante ir trocando seu protetor menstrual conforme a intensidade do seu fluxo no dia e atividade que você irá praticar. Isso evita o suor excessivo na virilha, que também pode causar odores.

O que não pode comer menstruada?

  1. Sal em excesso. Muito presente em ultra processados e fast food em geral. ...
  2. Álcool. Beber álcool pode levar a flutuações hormonais, desregulando o ciclo. ...
  3. Açúcar refinado. Quem nunca quis um docinho na hora que bate aquele mau-humor? ...
  4. Café ...
  5. Comidas picantes. ...
  6. Carboidratos. ...
  7. Carne vermelha.

Caso a mulher apresente sintomas como mau cheiro na vagina, corrimento vaginal e sangramento muito intenso, de cor vermelho vivo, deve entrar em contato imediatamente com o seu médico. O risco de recidiva do mioma uterino é de cerca de 20 a 30%, dependendo da localização, do número e tamanho do mioma.

Essa formação de coágulos é mais comum durante os dias de fluxo intenso, pois o sangue acaba descendo de maneira mais rápida, não dando tempo suficiente para os anticoagulantes agirem. Se os coágulos forem pequenos e ocorrem apenas ocasionalmente, geralmente não há nada com que se preocupar.

Endometriose não costuma influenciar no fluxo da menstruação
“É muito improvável que uma alteração de fluxo menstrual tenha como causa a endometriose, pois nessa doença, o sangramento anormal ocorre dentro da cavidade pélvica e não na via vaginal”, afirma a ginecologista e obstetra Raphaella Bristot Silveira.

Portanto, o álcool não é uma solução eficaz para o alívio dos sintomas menstruais. Na verdade, pode piorar os sintomas e afetar negativamente o bem-estar geral. Então, via de regra, a recomendação é evitar o consumo para que o desconforto não seja ainda maior.

Não pode lavar o cabelo
Antigamente, lavar a cabeça era sinônimo de ficar com o cabelo molhado por muito tempo e resfriar o corpo. O frio estreita os vasos sanguíneos e intensifica as contrações uterinas, resultando no aumento da cólica. Entretanto, se o banho for morno e, não há problema algum em lavar a cabeça.

A resposta para esses questionamentos, de acordo com especialistas na área, é não! Nem o ovo, nem os seus nutrientes, podem intensificar os sintomas apresentados durante as diferentes fases do ciclo menstrual.

O melhor a fazer é sempre ir em busca de um profissional capacitado para orientá-la da melhor forma. Para evitar o inchaço nesse período, o consumo de frutas ricas em magnésio, potássio e vitamina B6 pode ajudar. Essas substâncias são encontradas no melão, morango, pêra, kiwi, melancia, uva, limão, abacaxi e tomate.

A bromidrose ocorre por razões como ação dos micróbios, diabetes, alcoolismo, certos alimentos (cebola, alho, pimentas), alguns antibióticos e certos hormônios, atribuindo-lhe características peculiares e desagradáveis.