Qual o primeiro sinal da fecundação?

Perguntado por: oramos . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

Os sintomas de fecundação, como dor abdominal e corrimento rosado, podem ser sentidos por algumas mulheres nos primeiros dias depois que o embrião se fixa na parede do útero, onde vai se desenvolver durante a gestação.

Na maioria das gestações, os sintomas iniciais surgem a partir de 2 a 3 semanas após a fertilização. Porém, isso varia de gestação para gestação, inclusive na mesma mamãe. Imagine em mulheres diferentes. Além disso, muitas mulheres não sentem quaisquer sintomas durante o início do período gestacional.

Implantação e primeiros sinais da gravidez: do sangramento às cólicas. Algumas pessoas afirmam categoricamente que “sabem” imediatamente que engravidaram. É verdade que, às vezes, há alguns sinais precoces de que a implantação ocorreu. Os sintomas que você deve ficar de olho são sangramento e cólicas leves.

Ainda assim, o primeiro sinal que se deve ficar atenta é ao aparecimento de um pequeno sangramento rosa claro, que aparece até 3 dias depois da relação sexual. A melhor forma de confirmar a gravidez e a fecundação continua sendo esperar pelo atraso da menstruação e realizar um teste de farmácia.

Comece a utilizar testes de farmácia para saber se está ovulando. Semelhante aos testes de gravidez, existem também os testes de farmácia para a ovulação. Esses testes detectam na urina da mulher o aumento dos níveis de LH associados à liberação do óvulo.

Outros sinais, como cansaço e sonolência mais intensos que o habitual, seios inchados com sensação de peso e doloridos, além de uma dor de cabeça leve podem aparecer, principalmente durante as primeiras 4 semanas após a fecundação e nidação, especialmente após a 2ª semana.

Por fim, existe a fase lútea, que tem início depois da ovulação, que é quando o folículo se transforma em um corpo-lúteo. A fase lútea encerra o ciclo menstrual, e quando não ocorre a fecundação, o endométrio descama, eliminando o tecido na menstruação.

Mas no geral, podemos dizer que passado o período fértil, a melhor data para começar a fazer os testes de gravidez é depois do 16º dia da ovulação e da relação sexual. Isso porque depende dos dias de fase lútea para que aconteça o atraso e todas as mulheres tem uma fase lútea fixa de aproximadamente 14 dias.

Se o coito ocorrer cinco dias antes do dia da ovulação, a fecundação ocorrerá seis dias após o coito. Se o coito ocorrer no mesmo dia da ovulação, a fecundação pode ocorrer dentro das próximas 24 horas. Ou seja, a fecundação pode ocorrer em qualquer um dos seis dias seguintes ao coito.

Como saber o dia que engravidei pela ultrassom
A ecografia ou ultrassonografia, além de confirmar a gestação a partir da 6 semana, ela consegue identificar o desenvolvimento do feto através de suas características morfológicas e, consequentemente, de quantas semanas ele está.

Demora cerca de 6-12 dias para o óvulo fecundado viajar até o útero e se prender na parede do útero no processo conhecido como implantação (1,8). O óvulo é empurrado em direção ao útero pelos cílios (1). O óvulo precisa se prender ao útero para designar uma gravidez de fato.

Do momento da fecundação até o início da nidação pode transcorrer de 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo, sendo o tempo comumente considerado pelos ginecologistas de sete dias. A fixação completa do embrião na parede do útero leva cerca de 13 dias.

É possível engravidar em qualquer momento do mês.
O dia anterior à ovulação e o dia da ovulação em si são os seus dois dias mais férteis. Depois que o óvulo se for (normalmente um dia após a ovulação), você não poderá engravidar até depois que o próximo ciclo menstrual inicie.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

Quais os sintomas da nidação? Na maioria das vezes, a nidação é assintomática. Porém, algumas mulheres podem apresentar cólicas abdominais de fraca intensidade, sensação de pontadas no baixo ventre. O normal é que os sintomas durem até 3 dias no período anterior à data prevista da menstruação.

Outro sintoma comum quando da implantação do embrião é a cólica. Pelo fato do embrião estar penetrando cada vez mais fundo no endométrio é normal a mulher sentir desconfortos e leves cólicas durante o processo.