Porque beber água diminui o fluxo menstrual?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Devido a resistência da água, ela consegue neutralizar o fluxo sanguíneo menstrual, bloqueando a saída.

Desequilíbrios hormonais
Qualquer condição que afete os hormônios, incluindo a síndrome dos ovários policísticos (SOP), disfunção da tireoide e hiperprolactinemia, pode impactar as fases do ciclo menstrual, resultando na redução do sangramento mensal.

Ou seja, o aumento desse hormônio, faz com que o nosso corpo retenha líquido durante o período menstrual. Por isso, a ingestão de água é essencial durante o período menstrual.

A crença é antiga: bastaria misturar duas colheres de sopa de açúcar refinado em um copo de água, que a receita seria capaz de diminuir e até interromper o fluxo menstrual. Contudo, especialistas afirmam que a ideia não passa de mito, e não foram encontrados estudos ou evidências científicas que comprovem o fato.

Um dos processos naturais para interromper a menstruação é a compressa de gelo. Assim como bolsas de calor dilatam os vasos sanguíneos e aliviam inchaços e dores, as compressas frias contraem os vasos, travando a menstruação.

Como mencionado anteriormente, a água não tem essa capacidade de fazer o sangramento desaparecer, ou seja, você continua menstruando.

Uma mulher adulta pode experimentar fluxo menstrual de aproximadamente 21 a 35 dias, e todo o período dura em torno de dois a sete dias no total. O uso de contraceptivo, gravidez, idade e outras condições de saúde podem alterar a frequência, duração do ciclo e a quantidade de fluxo sanguíneo.

A verdade é que existem algumas coisas, sim, que não se pode fazer menstruada, mas elas não são as que você imagina...

  1. Demorar para trocar o absorvente. ...
  2. Ir dormir com medo de a menstruação vazar. ...
  3. Confundir menstruação com sujeira. ...
  4. Deixar de fazer alguma coisa por estar menstruada.

Você pode optar por usar um absorvente interno biodegradável ou um absorvente de pano se for ficar de shortinho e calcinha o dia todo. Essas opções não são aquelas aconselhadas para entrar na água, mas como esse não é seu foco, elas são as melhores amigas para quem curte ficar na areia sequinha.

Miomas, pólipos, doença inflamatória pélvica e outras condições na região reprodutora também podem ser a causa de um fluxo menstrual mais intenso. Às vezes esses problemas não apresentam sintomas aparentes, por isso é muito importante manter os exames preventivos em dia.

É considerada normal a ocorrência de menstruação com pedaços de sangue, uma manifestação que pode ser típica para algumas mulheres, mas causa estranheza para outras. Os coágulos de sangue podem ter aparência de blocos ou pedaços de sangue, com aspecto gelatinoso, e, muitas vezes, se assemelham à carne.

O ginecologista do HCor explicou que os pedacinhos de pele presentes em alguns ciclos menstruais são apenas resquícios endométrios. A menstruação nada mais é do que o resultado de um processo de “descarte” de endométrio que não serviu de “alimento” para um ou mais óvulos fecundados durante o período de ovulação.

Não há como produzir ou causar uma menstruação ingerindo vinagre. Nem mesmo há estudos conclusivos sobre essa relação.

Mas como explicamos acima, saiba que a água não faz a menstruação cessar, essa ideia trata-se de um mito. É possível que algumas gotas se dissolvam na água e principalmente coágulos de sangue.

Mulher menstruada pode tomar sorvete, lavar a cabeça, olhar-se no espelho, andar descalça e outras histórias do gênero. Nada disso aumenta cólicas, nem faz o sangue "subir para a cabeça".