Quantos amor a gente tem na vida?

Perguntado por: epacheco5 . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Você sabia que os seres humanos geralmente se apaixonam por três pessoas ao longo de suas vidas, e que esses três amores, cada um diferente do outro, são necessários para aprender como amar e ser amado da forma correta?

Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape.

Conheça-as:

  • Eros: amor apaixonado e romântico. É paixão, luxúria e prazer. ...
  • Philia: amizade íntima e autêntica. ...
  • Ludus: amor lúdico e sedutor. ...
  • Storge: amor familiar incondicional. ...
  • Philautia: amor-próprio. ...
  • Pragma: amor comprometido e companheiro. ...
  • Agápe: amor empático e universal.

O poliamor não é uma escolha e depende muito do nível de conforto emocional e da forma como alguém encara o amor e o romance. Se você é capaz de amar duas pessoas ao mesmo tempo, talvez seja um polígamo. Existem muitas formas de descobrir se alguém se encaixa nesse perfil.

Índice

  1. 1 Amor fraternal - Storge.
  2. 2 Amizade - Philia.
  3. 3 Amor romântico - Eros.
  4. 4 Amor incondicional - Ágape.

Para o célebre escritor C.S. Lewis, o amor pode ser comunicado de quatro maneiras: Afeição, a forma mais básica de amar; Amizade, considerada a mais rara; Eros, o amor apaixonado; e Caridade, o maior e menos egoísta deles.

A criança pode experimentar seus primeiros sentimentos antes mesmo de ingressar na escola. No entanto, a atração por outro menino ou menina não é a mesma quando seu filho vivencia o seu primeiro amor. Esse tipo de sentimento costuma aparecer entre 12 e 18 anos.

O livro, que teve sua primeira edição publicada em 1992, resume as 5 linguagens do amor em: palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico. Conheça cada uma delas e descubra como agradar seu amor da forma que criará mais conexão entre vocês dois.

No caso do amor vazio, apenas a vontade de continuar está presente, mas não há cumplicidade ou desejo sexual ou romântico. Este tipo de amor é típico das relações de interesse ou de conveniência, mas também, como já assinalamos, é frequente que surja em casais com uma longa história.

O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.

Estudo diz que o grande amor da sua vida aparece entre os 27 e 35 anos.