Quanto tempo dura tratamento de hipertireoidismo?

Perguntado por: ogois5 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

O uso é contínuo por até dois anos. Indicado quando as chances de controle com medicamento são baixas, os níveis de hormônio estão muito elevados ou há protuberâncias no pescoço. É a menos utilizada. Serve usualmente para pacientes graves, com inchaços grandes no pescoço ou com os hormônios bem desregulados.

O médico Antônio Chacras explica que o tratamento de hipo ou hipertireoidismo é simples, mas é para toda vida.

Geralmente o tratamento deve ser realizado por 12 a 24 meses e então descontinuado para ver se ocorre remissão da doença.

Você já sabe que o hipertireoidismo tem cura, mas, infelizmente, o hipotireoidismo não. Trata-se de uma doença crônica. No entanto, é possível controlar o problema por meio de medicamentos que repõem os hormônios T3 e T4.

A mais utilizada pelos médicos é o metimazol. Para casos em que a mulher está gestante ou lactante, o medicamento usado é o propilitouracil. Ainda que esses medicamentos realizem o controle dos hormônios, não são capazes de curar o hipertireoidismo.

Também se deve evitar alimentos refinados, como pães, massas e doces, e os que contenham gorduras saturadas e gorduras trans, como carnes vermelhas e processados. Os açúcares adicionados, como o açúcar de cana, o açúcar mascavo, o mel e os de determinados xaropes também podem agravar o hipertireoidismo.

Nervosismo, ansiedade e irritação. Mãos trêmulas e sudoreicas. Perda de apetite. Intolerância a temperaturas quentes e probabilidade de aumento da sudorese.

1 SEMANA ANTES DO EXAME: Suspender medicação antitireoideana como Propil-Tiouracil, Tapazol®, Neomercazole® etc.

podem ocorrer de perda de apetite, intolerância a temperaturas quentes, intestino solto, fraqueza nos músculos, queda de cabelo, perda de cálcio nos ossos; – aumento do volume da tireoide; bócio; – insônia; – perda de peso resultante da queima de músculos e proteínas.

Tapazol® é indicado para o tratamento do hipertireoidismo (funcionamento aumentado da tireoide).

Tanto o hipo como o hipertireoidismo podem ter cura, mas depende da causa. O hipertireoidismo causado pela doença de Graves, por exemplo, tem tratamento, mas não cura.

Iodeto de sódio radioativo (iodo-131, radioiodo)
Nos Estados Unidos, o Iodo-131 constitui o tratamento mais comum para hipertireoidismo. Costuma ser recomendado como tratamento de escolha para doença de Graves e bócio nodular tóxico em todos os pacientes, incluindo crianças.