Como é a tosse da tireoide?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 17 de julho de 2023
/ 5 16 votos

O principal sintoma é o surgimento de irregularidades no pescoço. A pessoa também passa a sentir desconforto na região, falta de ar e dificuldade para engolir, além de apresentar tosse e rouquidão.

Os principais sintomas de nódulo na tireoide são a presença de caroço no pescoço, sensação de aperto, rouquidão, dificuldade para engolir e/ou respirar e tosse incessante sem causa aparente.

Quando o aumento do tumor comprime outras estruturas do pescoço (como a faringe e o esôfago), pode ocorrer disfagia, ou seja, a dificuldade para engolir. Juntamente com este sintoma, pode ocorrer alterações da coordenação da deglutição, levando a engasgos frequentes e tosse.

Na maioria dos casos o bócio não causa nenhum sintoma, sendo apenas um inconveniente estético. Todavia, se o a glândula tiroide crescer demais ela pode comprimir as estruturas que passam pelo pescoço, como o esôfago e a traqueia, levando à tosse, dificuldade para engolir, rouquidão e até dificuldade para respirar.

Sintomas dos nódulos na tireoide

  • Sensação de caroços ou aperto no pescoço;
  • Dor na parte da frente do pescoço e/ou nos ouvidos;
  • Rouquidão ou mudança no timbre da voz;
  • Dificuldade para respirar e engolir;
  • Tosse incessante, que não seja proveniente de uma gripe.

Algumas plantas medicinais podem ser usadas no preparo de chás para tireoide, que aliviam os sintomas do hipo ou hipertireoidismo, pois são ervas desintoxicantes que beneficiam o metabolismo, como fucus, dente-de-leão, genciana, ginseng, erva-cidreira, agripalma e chá verde.

Como ela fica localizada no pescoço, pode causar rouquidão. Além disso, os problemas na anatomia da glândula também alteram a voz. A presença de nódulos com mais de 1 cm pode causar desconforto na garganta, engasgo e uma sensação de sufocamento ao deitar também.

Pode ter diversas causas, que incluem a falta de iodo, inflamação da tireoide por doenças autoimunes ou pela formação de nódulos na tireoide, e pode provocar sintomas como sensação de aperto na garganta, dificuldade para engolir, rouquidão, tosse e, nos casos mais graves, até dificuldade para respirar.

A tireoide fica no pescoço mas não causa pigarro.

A glândula da tireoide encontra-se localizada no pescoço e, por isso, caso seja percebida alguma dor, desconforto ou a presença de um nódulo ou caroço na região do pescoço, é possível que seja um indicativo de que a glândula está alterada, o que pode interferir no seu bom funcionamento.

Aumento ou perda de peso sem motivo aparente, queda de cabelo, unhas quebradiças, pele sem viço, sensação de cansaço contínua, entre outros distúrbios, costumam ter algo em comum: são sintomas originados na tireoide. Se você apresenta esses sinais e nunca procurou um endocrinologista, talvez esteja na hora.

Falta de energia, cansaço constante, sono ruim, ganho (ou em alguns casos perda) de peso, diminuição do interesse por sexo, dores de cabeça, crises de enxaqueca, sensação de frio a toda hora, sonolência, diminuição do raciocínio, perda de memória, queda excessiva de cabelos, unhas quebradiças, pele seca…

A tosse pode ser o sintoma de uma série de doenças, desde as mais comuns como gripe, resfriado e alergia, como algumas mais sérias – tuberculose e câncer de pulmão. Algumas doenças podem ser diagnosticadas a partir da presença, cor e textura do catarro ou de algum chiado no pulmão.

Sintomas de hipertireoidismo

  • Excesso de apetite;
  • Facilidade em perder peso;
  • Insônia;
  • Queda de cabelos;
  • Inchaço na região do pescoço;
  • Agitação, nervosismo e ansiedade;
  • Fraqueza muscular.
  • Aumento da frequência cardíaca (coração acelerado) e hipertensão arterial.

O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.

O hipertireoidismo acontece quando a tireoide funciona de forma mais rápida do que o normal, produzindo os hormônios de forma excessiva. Se não tratado, o hipertireoidismo pode levar ao desenvolvimento de outros problemas de saúde, como a osteoporose e a insuficiência cardíaca congestiva.