Quais são os tipos de hipermetropia?

Perguntado por: ovilela5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 19 votos

Existem dois tipos de hipermetropia, classificados de acordo com a origem:

  • hipermetropia axial – quando o olho é menor do que o usual;
  • hipermetropia refrativa – quando acontece alteração do índice de refração do cristalino.

A hipermetropia, ou dificuldade em ver de perto, é um termo comum que descreve uma visão desfocada dos objetos próximos mas que é clara ao olhar à distância. Assim, ver televisão pode ser um problema, mas ler uma placa na auto-estrada provavelmente não é.

Hipermetropia axial:
Ocorre quando o globo ocular é mais achatado, possuindo um espaço mais curto entre a córnea e a retina. Como consequência, a imagem se forma depois da retina.

Hipermetropia: dificuldade em visualizar objetos próximos, vista cansada, dores de cabeça, lacrimejamento dos olhos, olhos vermelhos, sensação de olhos pesados e dificuldade para se concentrar.

Hipermetropia latente é a diferença entre a hipermetropia total e a hipermetropia manifesta 1, 2, 4. A acomodação, na hipermetropia, representa um estado permanente, com conseqüências para o seu portador, levando ao estabelecimento da hiperfunção e da hipertrofia do músculo ciliar.

Os graus de hipermetropia na receita de óculos vem indicado com “+” no campo esférico. Sendo assim, se na sua receita consta +2,00, você tem hipermetropia. No campo esférico com sinal negativo “-“, indica miopia.

A hipermetropia é classificada em graus, medidos por uma unidade conhecida como dioptria e pode ser classificada em baixa (até 3 graus), moderada (entre 3 e 6) e alta (acima de 6 graus).

É um tipo de dificuldade visual que afeta principalmente a visão ao perto, embora em graus mais elevados atinja igualmente a visão ao longe. Ocorre quando o globo ocular é mais curto ou a córnea apresenta uma curvatura reduzida, de modo a que a luz que entra nos olhos não é focada de modo correto.

Em resumo, a diferença entre os distúrbios é bem simples: a miopia é a dificuldade de enxergar objetos distantes; já a hipermetropia é a complicação para enxergar objetos muito próximos; por fim, quem tem astigmatismo tem problemas para enxergar com nitidez tanto de perto, quanto de longe.

O tratamento para a hipermetropia é feito através do uso de lentes convergentes ou convexas, que têm a função de direcionar a luz para a retina, onde a imagem deve se formar. O principal procedimento para a correção do problema é a cirurgia refrativa, realizada com Laser ou Lasik, geralmente aplicada após os 18 anos.

A hipermetropia pode piorar devido algumas condições de saúde como: envelhecimento, diabetes, catarata, doenças neurológicas e uso prolongado de dispositivos digitais.

Fadiga ocular; Dificuldade de concentração; Lacrimejamento ocular ao forçar a visão para objetos próximos; Sensação de peso ao redor dos olhos.