O que causa astigmatismo no olho?

Perguntado por: iesteves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

As causas do astigmatismo ocular são desconhecidas, estando, normalmente, o erro refrativo presente desde o nascimento. Normalmente, o defeito está na curvatura da córnea cuja forma é mais ovalada do que redonda. A curvatura da córnea é assimétrica, desfocando assim, a visão.

O astigmatismo é um problema de visão bastante comum, causado por uma imperfeição na curva do olho e isso pode te acompanhar desde o seu nascimento ou ser causado por algum acidente, cirurgia ou lesão ocular.

Algumas situações podem aumentar as chances de desenvolver astigmatismo, como coçar os olhos com muita força e frequência. Além disso, processos cirúrgicos, como a cirurgia de catarata, também podem ocasionar no desenvolvimento desse erro refrativo. Doenças como ceratocone e pterígio também podem provocar astigmatismo.

O tratamento para astigmatismo pode incluir métodos de correção do erro refrativo como: os óculos e lentes de contato, que corrigem a incidência dos raios luminosos ajustando o grau do produto à curvatura da córnea. A solução definitiva para o problema é a cirurgia refrativa a laser ou a cirurgia refrativa customizada.

Atualmente, já é possível fazer a cirurgia para redução de grau para miopia e astigmatismo, conhecida como cirurgia refrativa, com certa tranquilidade e dizer adeus aos óculos e lentes de contato. A cirurgia de redução de grau para miopia e astigmatismo é segura e de rápida recuperação, além de ser pouco invasiva.

Quando há grau leve de astigmatismo, que corresponde a até 2 graus, não é necessário usar óculos. Porém, a partir do grau moderado, entre 4 e 6 graus, já se pode discutir o uso de óculos para astigmatismo. Já acima desse grau o uso é indicado.

Dor de cabeça e náuseas. Dificuldade para enxergar à noite. Necessidade de apertar os olhos para tentar focalizar as imagens. Olhos que lacrimejam.

Fora o fato de enxergar tudo embaçado, tanto perto, quanto de longe, o astigmatismo pode provocar vista cansada (fadiga ocular) e, ou dores de cabeça constantes (cefaleias).

A diferença entre miopia e astigmatismo é muito simples: enquanto uma causa dificuldades para enxergar apenas de longe, a outra prejudica a visão tanto de longe quanto de perto, ao mesmo tempo.

Os tratamentos mais comuns para a miopia e o astigmatismo são o uso de óculos de grau ou lentes de contato. Dependendo do caso, a correção também pode ser feita através da cirurgia refrativa. Se você tiver algum desses sintomas, não perca tempo e procure agora mesmo um oftalmologista.