Qual o exame que detecta hipermetropia?

Perguntado por: efernandes6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

1) Exame de refração – ele mesmo, o famoso “exame de vista” Entre os exames de rotina de oftalmologia, começamos pelo procedimento mais popular desta lista! Ele é usado para identificar a existência de problemas como a miopia, hipermetropia, presbiopia (vista cansada) e o astigmatismo.

O diagnóstico da hipermetropia pode ser feito por meio de um exame de refração realizado por oftalmologista. Nesse exame, o médico utiliza um aparelho chamado auto-refrator, que identifica o grau de refração causado pelas alterações nos olhos do paciente.

Quais são os sintomas da hipermetropia que você deve ter atenção?

  1. Dores de cabeça frequentes.
  2. Cansaço visual.
  3. Dificuldade em focar objetos distantes.
  4. Enxergar letras pequenas com nitidez.
  5. Olhos vermelhos persistentes.
  6. Sensibilidade à luz.
  7. Lacrimejamento excessivo.

O exame de mapeamento de retina, consegue analisar diversos detalhes, como a região periférica e central da retina, o nervo óptico, o vítreo e os vasos sanguíneos. Além disso, também serve como um exame complementar e ainda mais completo que o exame de fundoscopia, o qual analisa apenas a região central da retina.

O mais realizado pelos oftalmologistas, o exame de refração determina a capacidade de enxergar e define o grau dos óculos. Ele verifica os erros de refração no olho e que geram problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo e a presbiopia. O exame de refração é o mais conhecido de todos.

A hipermetropia pode piorar devido algumas condições de saúde como: envelhecimento, diabetes, catarata, doenças neurológicas e uso prolongado de dispositivos digitais.

A hipermetropia é classificada em graus, medidos por uma unidade conhecida como dioptria e pode ser classificada em baixa (até 3 graus), moderada (entre 3 e 6) e alta (acima de 6 graus).

A Hipermetropia pode ser corrigida também com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa. Tudo dependerá da indicação de um oftalmologista. É importante frisar que não existe uma técnica melhor do que a outra, a escolha vai depender dos exames pré-operatórios e da avaliação clínica do oftalmologista.

Tudo depende do quanto você precisará que seja corrigido na visão. Geralmente, quando a vista está embaçada ao enxergar de perto e se tem dor de cabeça, o uso de óculos é recomendado. Ou seja, quando a hipermetropia causas sintomas incômodos no dia a dia.

O tratamento para a hipermetropia é feito através do uso de lentes convergentes ou convexas, que têm a função de direcionar a luz para a retina, onde a imagem deve se formar. O principal procedimento para a correção do problema é a cirurgia refrativa, realizada com Laser ou Lasik, geralmente aplicada após os 18 anos.

“A maior parte das reprovações nos exames visuais do Detran acontece por causa de erros refrativos, ou seja, é necessário fazer a correção do grau dos óculos ou a receita de novos óculos para os casos de miopia, hipermetropia e astigmatismo.

teste de refração

O teste de refração, também conhecido simplesmente como “exame de vista”, é um dos procedimentos que o médico oftalmologista faz para detectar o quanto o paciente enxerga e, se ele precisar de óculos, qual será o grau indicado.

Em clínicas mais caras, a consulta pode variar entre R$300 e R$600, dependendo da especialidade do médico oftalmologista (glaucoma, retina, oculoplástica, por exemplo), além dos exames complementares.

O diagnóstico do Astigmatismo pode ser feito por meio do exame de Topografia Computadorizada de Córnea. Outros exames como a Ceratometria, Exame de Refração e Exame de Visão também podem ser realizados para a detecção da doença.