Como é o pescoço de quem tem tireoide?

Perguntado por: ozaganelli . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

A glândula da tireoide encontra-se localizada no pescoço e, por isso, caso seja percebida alguma dor, desconforto ou a presença de um nódulo ou caroço na região do pescoço, é possível que seja um indicativo de que a glândula está alterada, o que pode interferir no seu bom funcionamento.

No hipotiroidismo, a glândula acaba aumentando de volume. Como ela fica localizada no pescoço, pode causar rouquidão. Além disso, os problemas na anatomia da glândula também alteram a voz. A presença de nódulos com mais de 1 cm pode causar desconforto na garganta, engasgo e uma sensação de sufocamento ao deitar também.

Sintomas dos nódulos na tireoide

  1. Sensação de caroços ou aperto no pescoço;
  2. Dor na parte da frente do pescoço e/ou nos ouvidos;
  3. Rouquidão ou mudança no timbre da voz;
  4. Dificuldade para respirar e engolir;
  5. Tosse incessante, que não seja proveniente de uma gripe.

A produção excessiva de hormônios tireoidianos pode causar no indivíduo sintomas como insônia, nódulos no pescoço, nervosismo, intestino irregular, perda ou ganho de peso, sensação de calor excessiva, fraqueza muscular.

Sintomas de distúrbios da tireoide podem ser confundidos com depressão e outras doenças. A tireoide é uma glândula cuja forma se assemelha a de uma borboleta, e que está localizada logo abaixo do pomo de Adão, o popular gogó2.

A tireoide interfere diretamente no corpo humano — questões como humor, memória, fertilidade, crescimento e desenvolvimento das crianças. Isso porque ela é responsável pela regulação do metabolismo, através da produção dos hormônios T3 e T4.

Irregularidade menstrual, fluxo menstrual aumentado, infertilidade. Cansaço, fadiga. Intolerância ao calor ou frio, suor excessivo. Aumento do colesterol e da pressão arterial.

Tireoide Pode Estar por Trás da Enxaqueca e Dor de Cabeça.

O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.

A glândula da tireoide encontra-se localizada no pescoço e, por isso, caso seja percebida alguma dor, desconforto ou a presença de um nódulo ou caroço na região do pescoço, é possível que seja um indicativo de que a glândula está alterada, o que pode interferir no seu bom funcionamento.

Sintomas de hipertireoidismo

  • Excesso de apetite;
  • Facilidade em perder peso;
  • Insônia;
  • Queda de cabelos;
  • Inchaço na região do pescoço;
  • Agitação, nervosismo e ansiedade;
  • Fraqueza muscular.
  • Aumento da frequência cardíaca (coração acelerado) e hipertensão arterial.

Pode ter diversas causas, que incluem a falta de iodo, inflamação da tireoide por doenças autoimunes ou pela formação de nódulos na tireoide, e pode provocar sintomas como sensação de aperto na garganta, dificuldade para engolir, rouquidão, tosse e, nos casos mais graves, até dificuldade para respirar.

Caroço no pescoço que se move
Na grande maioria dos casos, ocorre resolução do quadro sem necessidade de intervenção médica. Diferentemente, quando têm consistência dura e são fixos, ou seja, não se movem quando tentamos manipulá-los, podem estar associados a algum tipo de câncer.

Tireoidites: o que são e quais as principais?

  1. Índice.
  2. A Tireoide.
  3. Hipotireoidismo.
  4. Hipertireoidismo.
  5. Tireoidite Aguda (Supurativa, Piogênica ou Bacteriana)

Segure o espelho e procure no seu pescoço a região logo abaixo do "pomo-de-adão”, mais conhecida como "gogó”. Sua tireoide está localizada bem ali. 2. Incline a cabeça para trás para que o pescoço fique mais exposto e focalize essa região no espelho.