Qual o melhor remédio para hipertireoidismo?

Perguntado por: elima6 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

O metimazol e a propiltiouracila são os medicamentos mais frequentemente usados para tratar o hipertireoidismo. Eles trabalham na diminuição da produção de hormônios tireoidianos da glândula. O carbimazol, o medicamento mais amplamente usado na Europa, é convertido em metimazol no organismo.

A ablação com iodo radioativo (I-131) é o tratamento mais antigo para hipertireoidismo, principalmente em pacientes mais idosos. É indicada em pessoas com Doença de Graves quando fármacos anti-tireoidianos não são suficientes para o tratamento.

Os açúcares adicionados, como o açúcar de cana, o açúcar mascavo, o mel e os de determinados xaropes também podem agravar o hipertireoidismo.

O médico Antônio Chacras explica que o tratamento de hipo ou hipertireoidismo é simples, mas é para toda vida.

Nervosismo, ansiedade e irritação. Mãos trêmulas e sudoreicas. Perda de apetite. Intolerância a temperaturas quentes e probabilidade de aumento da sudorese.

Pessoas com hipertireoidismo podem sofrer de perda de apetite, intolerância a temperaturas quentes, intestino solto, fraqueza nos músculos, queda de cabelo, perda de cálcio nos ossos, entre outros problemas. 9. Ocorre um aumento do volume da tireoide durante o hipertireoidismo.

Causas: O desencadeamento do hipertireoidismo pode ocorrer devido ao excesso de iodo presente em alguns medicamentos, ao surgimento de nódulos na glândula, ao funcionamento mais acelerado da tireoide ou à ingestão dos hormônios da tireoide.

Resultados entre 0.70 ng/dL e 1.48 ng/dL estão dentro da faixa normal. Isso indica funcionamento da tireóide normal. Resultados maiores que 1.48 ng/dL são altos, sugerindo hipertireoidismo, ou seja, que a tireóide está funcionando acima do necessário.

Ainda, devem ser incluídos na dieta alimentos ricos em ômega 3, como os peixes oleaginosos (salmão, atum e sardinha) e as castanhas. O médico também pode recomendar o maior consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como leite, ovo e peixes.

Peixes, algas e frutos do mar
Os alimentos de origem marinha também são excelentes fontes de iodo. Particularmente, o ômega-3 presentes nos peixes oleosos pode também contribuir para a redução da inflamação e regular a produção dos hormônios tireoidianos.

Não existe uma lista de doenças específicas que dão direito ao auxílio doença, pois o benefício é pago em razão da incapacidade para o trabalho, e não da patologia.

Após cerca de 18 meses de tratamento, se o paciente tiver normalizado TSH, T3 total e T4 livre, pode-se começar a ponderar suspender o medicamento. A dosagem do anto-anticorpo TRAb costuma ser utilizada antes da suspensão do tratamento.

A principal forma do hipertireoidismo é a doença de Graves. Esse quadro clínico é um problema crônico que faz com que o sistema imunológico produza anticorpos que estimulam de forma excessiva a tireoide, que acaba por produzir e liberar hormônios em excesso na corrente sanguínea..

Trata-se de uma doença crônica. No entanto, é possível controlar o problema por meio de medicamentos que repõem os hormônios T3 e T4. O tratamento é feito com o acompanhamento do médico endocrinologista, responsável por cuidar da tireoide e outros processos hormonais do nosso corpo.

Tanto no hipotireoidismo quanto no hipertireoidismo, você pode sentir dores nos músculos, rigidez nas articulações e fraqueza – cansando-a ainda mais e fazendo com que não queira ser uma pessoa ativa. Mantenha-se em sintonia com seu corpo e reconheça quando algo está diferente do comum.