Quanto tempo dura o mandato na Venezuela?

Perguntado por: usales . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Reeleição. Em 20 de maio de 2018, foi reeleito para um mandato de seis anos. A eleição, boicotada pela oposição, a qual adiantava que não iria reconhecer o resultado, teve número recorde de abstenções. Cerca de 54 por cento dos eleitores venezuelanos não foram às urnas.

O presidente assegura o cumprimento do Poder Executivo do país e é o comandante-em-chefe das Forças Armadas. O atual mandato presidencial é de seis anos, com a aprovação da Constituição de 1999, e a reeleição é limitada a dois mandatos desde 2009.

A Venezuela já entrou em clima de disputa eleitoral mesmo um ano antes das próximas eleições, que devem ocorrer em 2024, mas que ainda não possuem data definida.

A Venezuela é uma república federal presidencialista governada pela Constituição de 1999. Esta constituição consagrou a existência de cinco poderes: executivo, legislativo, judiciário, cidadão e eleitoral.

Em 2014, a Venezuela entrou em recessão econômica e, em 2015, a taxa de inflação havia atingido o valor mais elevado da história do país. O governo atribui a crise não somente à queda dos preços do petróleo - de USD 110,53, em 2013, para USD 57,49, em 2016), mas também ao boicote externo.

A crise na Venezuela foi algo que se iniciou por volta de 2013 e, desde então, arrasta-se nesse país sul-americano. Trata-se de uma crise econômica, uma vez que a economia do país está destruída, mas também política, uma vez que a disputa pelo poder e o autoritarismo de Maduro levaram a isso.

Dívida da Venezuela com o Brasil pode chegar a R$ 12,5 bilhões.

Os alcaldes se elegem por uma circunscrição uninominal. Para os conselho municipais, existem dois tipos de circunscrições: uma municipal (conforme a divisão político-territorial) e outra(s) nominal(is), em um número que dependerá da quantidade de assentos a eleger pela modalidade majoritária.

Abaixo, está uma lista dos 23 estados da Venezuela e do Distrito Capital. As entidades federais são listados juntamente com seus respectivos emblemas, dados e localização.

Partido Comunista de Venezuela (PCV, fundado em 1931) Comité de Organización Política Electoral Independiente (COPEI, democrata-cristão, fundado em 1946) Acción Democrática (AD, centro-esquerda, fundado em 1941) Movimento Electoral del Pueblo (MEP, fundado em 1967)

O Partido Comunista da Venezuela, mais conhecido como PCV, é um partido político venezuelano fundado em 5 de março de 1931, sendo atualmente a agremiação partidária mais longeva do sistema político venezuelano.