Quanto tempo dura o efeito do chá?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Os chás de ervas, como o camomila, a hortelã, o gengibre e outros, são ricos em compostos bioativos que têm um efeito calmante e relaxante no organismo. Estes compostos são absorvidos lentamente pelo organismo, e os seus efeitos podem durar entre 4 e 8 horas.

Quando e como tomar chás
Não existem regras definidas, mas o recomendado por especialistas é beber o chá logo após ficar pronto, antes que o oxigênio do ar destrua parte dos componentes ativos. Mas a bebida preserva substâncias importantes para o corpo até 24 horas após o preparo.

"De maneira geral, estima-se 3 a 5 minutos de infusão para flores e folhas e 10 minutos para os chás feitos com as partes mais rígidas, como raízes", diz ele. Se essas orientações forem seguidas, a extração dos benefícios das ervas é feita de maneira adequada, sem queimar os compostos, e, também, sem prejuízo de sabor.

Não se deve tomar chás o dia todo —seja de uma erva só ou variando—, porque a bebida não substitui a ingestão de água. "Você não se hidrata com chá, até porque muitos dos chás são diuréticos, ou seja, eles fazem aumentar a quantidade de urina liberada e acabam desidratando", explica Pimentel.

Em entrevista para a National Geographic, Yamaguchi explica que o melhor momento para tomar chá é duas horas após o almoço ou jantar.

De acordo com a nutricionista Giovanna Rezende, a maioria dos chás pode ser consumido diariamente, em doses pequenas, como de uma a duas xícaras diárias. Alguns não oferecem perigo se tomados até cinco xícaras, mas isso deve ser avaliado com um nutricionista.

Acalma a mente
Muitos chás podem auxiliar diretamente nesse fator, reduzindo os níveis do hormônio cortisol na corrente sanguínea e nos ajudando a relaxar e nos concentrar de maneira muito mais eficaz. Apenas algumas xícaras por dia já são responsáveis por uma grande melhoria no equilíbrio mental e na produtividade!

Em linhas gerais, o chá de saquinho pode sim fazer mal para saúde de acordo com o selante utilizado, que pode eliminar microplásticos nocivos.

Um exemplo: para fazer infusões das folhas do chá (Camellia Sinensis), flores e ervas diversas, não se deve deixar a água ferver a ponto de surgirem grandes borbulhas, pois isso certamente irá queimar o chá, alterando o gosto e comprometendo as propriedades das plantas.

camomila

Chá de camomila
Provavelmente a mais popular entre os apaixonados por chá, a camomila é um dos principais calmantes utilizados para dormir.

Olá! Tomar uma xícara de chá de camomila, erva doce, cidreira ou hortelã todos os dias durante a noite é geralmente seguro e pode até mesmo proporcionar alguns benefícios à saúde.

1º lugar: China
A China produz alguns dos melhores chás do mundo, como o raro, delicioso e imponente chá amarelo de Huangshan, na província de Anhui; o chá branco Bai Mu Dan de Fujian, um dos mais famosos e, em algumas regiões, um dos mais consumidos; e o chá escuro Pu-erh de Yunnan, um dos mais nobres dos dark teas.