Qual é o efeito da canela?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 2 votos

É que a especiaria é rica em flavonoides, como eugenol, hesperidina e linaool, e possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Por isso, entre os benefícios da canela, está a ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

Como já explicado, estudos mostraram que a canela pode sim ajudar a controlar os níveis de glicose (açúcar) no sangue. Eles verificaram esse benefício após o uso diário da especiaria por algumas semanas.

A canela é considerada um alimento funcional devido a sua capacidade de modular as funções metabólicas no organismo, como melhorar o aproveitamento de energia, regular os níveis hormonais, contribuir para o bom funcionamento do sistema digestivo e ajudar a combater micro-organismos estranhos.

Não, os compostos fenólicos e antioxidantes da canela produzem exatamente o efeito inverso, ou seja, tem capacidade de reduzir a pressão arterial, sendo benéfica para indivíduos hipertensos. Recomenda-se o consumo moderado e sempre orientado por médico ou nutricionista.

Possíveis efeitos colaterais
No entanto, a ingestão de altas quantidades de chá de canela pode causar irritação na boca e lábios, suor, coriza, hipoglicemia, intoxicação no fígado, aumento dos batimentos do coração e da frequência respiratória.

Para quem o consumo de canela é contraindicado? Além do consumo exagerado de canela que não é recomendado, também há algumas contraindicações, como para quem é alérgico a alguma das substâncias presentes na especiaria, como também, para quem usa medicamentos para diabetes ou doenças cardíacas, como hipertensos.

Uma das controvérsias que persistem na comunidade médica e entre pessoas que buscam um sono de qualidade é se chá de canela é bom para dormir ou não. A verdade é que a canela tem propriedades termogênicas e, por isso, sua ingestão não é muito recomendada para quem precisa relaxar.

Os três ingredientes são termogênicos e grandes aliados da queima de gordura corporal. Se o café com canela emagrece, adicionando gengibre, a mistura fica turbinada. Além disso, eles são estimulantes naturais para aqueles dias em que a gente precisa de uma forcinha a mais.

Por acelerar o fluxo de sangue no corpo (e, desse modo, os batimentos cardíacos), a combinação não deve ser ingerida de forma exagerada por pessoas que têm hipertensão ou problemas cardíacos. De qualquer modo, o mais indicado é sempre procurar o seu nutricionista ou médico para saber se é seguro consumir a bebida.

Segundo Roberta Genaro, o chá de canela contribui para a diminuição da resistência insulínica, hormônio relacionado ao metabolismo do, Além disso, a canela tem uma excelente atividade anti-inflamatória, por isso pode ajudar a diminuir o acúmulo de gordura e auxiliar no processo de emagrecimento.

A canela ( Cinnamomum Zeylanicum Nees) pode ser um ótimo aliado para o controle da glicemia dos diabéticos, tanto os tipo 1 quanto os tipo 2. A sugestão de consumo por dia é de cerca de 6g de canela em pó, o que equivale cerca de 1 colher de chá.

seis gramas

A recomendação geral é que sejam consumidas até seis gramas de canela por dia, ou aproximadamente 1 ¼ colher de chá da especiaria. Passar dessa quantidade não necessariamente implica em um efeito colateral, mas pode variar bastante de pessoa para pessoa.

Pode-se comprar a casca de canela seca ou em pau, como é conhecida, canela em pó ou óleo essencial. Para hemorragias menstruais excessivas, é recomendado tomar 15 a 30 gotas de óleo essencial de canela diluídas em 1/4 de xícara de água.

Muito se fala sobre as propriedades naturais do chá de canela para fazer o sangue descer ou aliviar a cólica. Mas a verdade é que não há evidências científicas de que a bebida opere algum milagre. Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, chá de canela não tem efeito sobre a menstruação.

O chá de canela auxilia na ansiedade, alivia o estresse e atua como relaxante para o organismo. Essa especiaria possui efeito anti-inflamatório que age no cérebro, aumentando os níveis dos neurotransmissores da felicidade, como a serotonina e dopamina.