Quanto tempo dura o efeito da creatina no organismo?

Perguntado por: exisco3 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.6 / 5 17 votos

A creatina (se não realizado o protocolo de saturação) começa a fazer efeito a partir da terceira semana. Mas um protocolo de 28 dias, sem falhar, torna quase garantido que você já estaria com os estoques elevados no organismo, já sendo capaz de ter um desempenho melhor nos seus treinos.

(Possivelmente) menos força Um dos principais benefícios da creatina é um aumento repentino de força, algo que tende a diminuir quando paramos de tomar o suplemento. Porém, como os níveis de creatina demoram a cair, a diminuição será bastante lenta.

‌‌‌‌Mito: Quando Parar de Tomar Creatina, Você Perderá os Músculos que Ganhou. É possível que o tamanho dos seus músculos diminua após descontinuar a creatina.

Nosso corpo absorve cerca de 2 gramas de creatina através dos alimentos todos os dias, e o restante da demanda vem de alimentos sintetizados pelo fígado a partir de aminoácidos.

O inchaço associado à creatina é causado pela retenção de água nas células musculares. Essa situação geralmente é temporária, mas se for acompanhada de outros sintomas, como desconforto abdominal, nausea, diarreia ou outros sintomas desagradáveis, um profissional deve ser consultado.

O ideal é que ela seja ingerida todos os dias da semana por um período contínuo para haver resultados positivos para o corpo. Ela pode ser consumida antes ou depois dos treinos. No entanto, se você for consumi-la após o exercício físico, ela se torna mais eficaz quando acompanhada de uma fonte de carboidrato.

O excesso de creatina obtida pela suplementação geraria uma sobrecarga renal ao ser excretada, assim aumentando a creatinina, exame utilizado como marcador renal (Veira Junio et al., 2021; Falcão, 2016). As alterações na função renal continuam sendo a principal preocupação entre os médicos.

A suplementação de Creatina pode sim facilitar o ganho de massa muscular, bem como proporcionar outros benefícios para quem treina pesado.

O uso do suplemento com uma baixa ingestão de líquidos pode sobrecarregar os rins. A creatina não possui calorias e, por isso, não engorda. O que pode acontecer é um aumento de peso, massa magra, em consequência do crescimento de músculos.

As principais funções da Creatina são fornecer energia para os músculos e auxiliar no ganho muscular. Após cerca de 6 a 8 semanas de suplementação de creatina já é possível sentir os resultados da ingestão dessa substância.

A creatina serve como fonte de produção de energia para as células musculares, de modo que melhora a força e o tônus muscular. Por isso, quem faz atividades físicas frequentes costuma suplementar essa substância. Além disso, ela pode trazer mais qualidade de vida para grupos específicos, como os idosos.

A creatina monohidratada apresenta taxa de absorção mais lenta em relação às demais, com a vantagem de custo menor, além de ser a mais estudada na literatura, com efeitos positivos documentados no ganho de massa muscular e no desempenho físico.

A recomendação é que você ingira cerca de 0,07g a cada quilo do seu peso. Por exemplo: vamos supor que uma pessoa de 70 kg quer começar a tomar Creatina. Então, basta fazer o seguinte cálculo: 0,07 x 70 = 4,9 g. Ou seja, uma pessoa de 70 kg precisa tomar cerca de 5g de Creatina por dia para aproveitar seus benefícios.

Já a retenção hídrica gerada por ela é, na verdade, um efeito benéfico da sua suplementação. O que acontece é que a creatina “puxa” água para o meio intracelular pela diferença de osmolaridade com o meio extracelular. Portanto, ela não retém água para fora da célula!

Como pudemos ver, a creatina é um nutriente extremamente importante para a função e saúde cerebral, impactando de forma positiva diversos aspectos que vão desde a melhora da função cognitiva e do estado de humor à possíveis tratamentos adjuvantes para doenças neurodegenerativas.

Em resumo, a creatina pode causar retenção de líquidos, mas não inchaço na barriga, uma vez que essa retenção é apenas água intramuscular. Para evitar esse tipo de efeito da creatina, é preciso consumi-la com orientação e acompanhamento profissional.