Pode tomar creatina nos dias que não treina?

Perguntado por: icrespo . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.2 / 5 16 votos

Devo tomar a creatina mesmo sem treinar no dia? Sim! Apesar de algumas pessoas tomarem apenas nos dias em que treinam, devido ao efeito crônico da creatina, é muito importante tomar todos os dias, mesmo que não faça exercício algum.

Se você tomar creatina e não malhar, um dos principais efeitos é o inchaço. No entanto, essa substância pode ser ingerida mesmo sem a realização de exercícios físicos. Isso porque seus benefícios vão além desse contexto das atividades físicas.

Em resumo, a creatina serve para:

  • Fornecer mais energia para as células musculares;
  • Melhorar a performance nos treinos;
  • Combater a fadiga e acelerar a recuperação muscular;
  • Colaborar para o ganho de massa magra;
  • Aumentar força e potência durante o treino;
  • Melhorar o funcionamento do metabolismo;

O uso de suplementos sem fazer academia
Não podemos dizer que os suplementos engordam, assim como não podemos dizer que eles reduzem peso e gordura. Da mesma maneira que eles podem ajudar no aumento de peso, a redução também é possível. Isso pode acontecer mesmo com indivíduos que não praticam atividade física.

Aumentar o tempo de Exaustão e capacidade de Trabalho
Uma boa forma de obter os benefícios da Creatina no desempenho esportivo é permitindo-lhe fazer mais trabalho, em menos tempo. Ela também aumenta a quantidade de tempo que você pode executar exercícios em plena capacidade, sem fadiga!

O inchaço associado à creatina é causado pela retenção de água nas células musculares. Essa situação geralmente é temporária, mas se for acompanhada de outros sintomas, como desconforto abdominal, nausea, diarreia ou outros sintomas desagradáveis, um profissional deve ser consultado.

A atividade física intensa acarreta na ativação de nosso sistema nervoso central, o qual fica alerta até mesmo após a atividade. Dessa forma, suplementos como creatina e Whey Protein causam danos indiretos ao sono, pois potencializam o treino do atleta.

Como o efeito da creatina é crônico, você não perceberá os benefícios da suplementação nos primeiros dias. Assim, você precisa aumentar os estoques de creatina no seu organismo para que isso ocorra. É provável que você alcance os níveis ideais em cerca de 3 semanas.

Ela pode ser consumida antes ou depois dos treinos. No entanto, se você for consumi-la após o exercício físico, ela se torna mais eficaz quando acompanhada de uma fonte de carboidrato. O suplemento também pode ser ingerido junto com a principal refeição do dia, auxiliando, assim, na absorção da substância.

Na realidade, o consumo de creatina deve ser realizado todos os dias, uma vez que ela possui efeito a longo prazo. Você perceberá os benefícios tendo a disciplina do uso adequado e recomendado diariamente.

Se você acha melhor dar pausas e ficar um tempo sem tomar creatina, ótimo para você. Definitivamente haverá alguma perda já que você não terá o benefício dos músculos saturados com creatina, mas nem de longe isso afetará seus resultados como um todo.

Sim! Whey e creatina são tão eficazes quando consumidos sozinhos quanto combinados. Um estudo não mostrou efeitos adversos ao misturar os dois suplementos. Ambos os suplementos podem ser consumidos antes ou depois do treino, ao mesmo tempo ou separados, não há a necessidade de intercalá-los.

Contraindicação. "Estudos sugerem que a suplementação de creatina, quando bem indicada, não prejudica a função renal, hepática e cardiovascular. Porém, como todo suplemento ergogênico, é contraindicada para gestantes, lactantes, crianças e adolescentes que só devem consumi-los com acompanhamento médico", diz a Dra.