Quanto tempo dura a picada de escorpião amarelo?

Perguntado por: epaz3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 19 votos

As picas do escorpião centruroides sculpturatus tipicamente têm início de sintomas imediatamente e atingem seu pico em 5 horas, em crianças pode ocorrer evolução para estágio IV em 30 minutos. Em geral, os casos de envenenamento por escorpião, embora mais comuns em adultos têm pior evolução em crianças.

A velocidade de ação do veneno varia de pessoa para pessoa, mas a vítima pode morrer duas horas depois de picada.

Picadas por escorpiões:
Freqüentemente, a picada de escorpião é seguida de dor (moderada ou intensa) ou formigamento no local da picada; podem ser tratados com analgésicos, sendo fundamental observar o surgimento de outros sintomas por, no mínimo, 6 a 12 horas, principalmente em crianças menores de 7 anos e em idosos.

Sintomas das picadas de escorpião
Assim como as picadas de vespa e abelha, a picada de escorpião deixa a região inchada e avermelhada. Além disso, ela provoca dor intensa e imediata. Casos graves podem, ainda, provocar aumento da frequência cardíaca, salivação aumentada, falta de ar e pressão arterial baixa.

No caso de picada de escorpião é necessário ir no hospital o mais rápido possível, para iniciar o tratamento e evitar complicações, como alterações no coração e dificuldade para respirar que pode ser fatal.

Alguns venenos causam sintomas numa questão de segundos, ao passo que outros somente o fazem várias horas, dias ou mesmo anos depois. Alguns venenos originam poucos sintomas óbvios até já terem causado danos nos órgãos vitais, como nos rins ou no fígado, por vezes permanentemente.

Se não tratado, o veneno pode provocar um colapso cardiocirculatório e edema agudo de pulmão, o que leva a óbito. Depois de uma picada, o recomendado é lavar o local com muita água e sabão e levar a pessoa até o posto de saúde mais próximo.

Nos casos graves, mais frequentes em crianças, o vômito pode ser abundante, assim como o suor. Outros sintomas incluem agitação, apresentar movimentos descoordenados, dificuldade para caminhar, sonolência, confusão mental, tremores e espasmos.

- Beber bastante água; - Dirigir-se imediatamente ao serviço de saúde. Os grupos com maior risco de gravidade são crianças menores de 10 anos e idosos. Essas pessoas devem ser encaminhadas imediatamente ao hospital, para serem examinadas e, se necessário, receber soro antiescorpiônico.

A grande maioria dos acidentes com escorpiões é leve e o quadro local tem início rápido e duração limitada. Os acidentados apresentam dor imediata, vermelhidão e inchaço leve por acúmulo de líquido, piloereção (pelos em pé) e sudorese (suor) localizadas, cujo tratamento é sintomático.

O Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião- amarelo, é um escorpião típico do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil; é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças.

O escorpião-preto (Bothriurus bonariensis) tem corpo escuro e patas avermelhadas. Já a característica do escorpião manchado (Tityus costatus) são as extremidades mescladas em marrom e amarelo. Ambos picam, mas sem tanto veneno. Tem, ainda, o escorpião marrom (Tityus bahiensis).

Caso você ou qualquer outra pessoa tenha sofrido com uma picada de escorpião, deve-se apenas lavar o local com água e sabão e aplicar compressas mornas para aliviar a dor.

O veneno dos escorpiões é neurotóxico. Sua ação é muito rápida e forte. A dor é intensa se irradiando por todo o corpo da vítima. Agindo especialmente sobre o sistema nervoso, pode causar a morte por asfixia, pois os comandos que controlam a respiração ficam bloqueados.

O trabalho traz uma descoberta relevante, uma vez que a dexametasona é um corticoide muito usado nos hospitais. Para Mouzarllem, os resultados trazidos pela sua tese mostram que esses medicamentos podem se tornar um tratamento imediato até que o paciente receba o soro antiescorpiônico.

A aplicação do soro deve ser feita o mais rápido possível após o acidente. ATENÇÃO: O soro antiescorpiônico é o único medicamento eficaz para o tratamento de envenenamentos moderados e graves por escorpiões do gênero Tityus. Este soro não é indicado em casos de acidentes provocados por outros gêneros de escorpiões.