Pode usar VAPE depois de cirurgia?

Perguntado por: ajesus9 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Os cigarros eletrônicos também prejudicam a saúde e recuperação do paciente, pois, possuem outras substâncias químicas que comprometem o sistema respiratório e o processo de regeneração.

É recomendado que o fumante interrompa o hábito antes da intervenção cirúrgica com o objetivo de reduzir os riscos de complicações. A interrupção do tabagismo também deve perdurar de dois a quatro meses depois da cirurgia para melhorar a cicatrização e a consolidação óssea.

Além das complicações que o tabagismo causa no pós-cirúrgico, como as úlceras nas bordas cirúrgicas, a nicotina presente no cigarro dificulta a cicatrização da pele, podendo levar às infecções. Ainda temos que considerar outros problemas que podem ocorrer nesse processo, como a gastrite”, esclarece o cirurgião.

Pacientes devem parar de usar cigarros eletrônicos antes da cirurgia plástica. O uso de produtos à base de tabaco, principalmente cigarros, está diretamente relacionado aos problemas de cicatrização de feridas e aos piores resultados na cirurgia plástica.

Os pacientes devem parar de fumar por no mínimo quatro semanas antes o indicado é que não volte a fumar após a cirurgia.

A relação entre o tabagismo e o seu efeito negativo após uma cirurgia acontece devido à deiscência de sutura. Ou seja, a ferida operatória não cicatriza completamente e acaba ficando inadequada. Com isso, os pontos se abrem e fica bem mais difícil a recuperação pós-operatória.

O equipamento gera partículas ultrafinas que conseguem ultrapassar a barreira alveolar dos pulmões e ganhar a corrente sanguínea, aumentando os níveis de inflamação no corpo.

A recomendação é abstenção de álcool nas duas semanas que antecedem e que sucedem a cirurgia, embora este prazo possa variar de acordo com o procedimento e o paciente. Por isso o mais importante é conversar com o seu médico para ter uma orientação mais adequada do seu caso.

Finalmente, a resposta é que a paciente fumante pode realizar seu sonho de colocar silicone. Porém, é fundamental que essas pacientes sigam à risca as orientações médicas antes e depois da cirurgia. Isso é essencial para priorizar a saúde, evitar complicações e ter o resultado esperado.

Vários estudos confirmaram o impacto do tabagismo no desenvolvimento de complicações de cicatrização de feridas pós-operatórias, além do fato de que a incidência dessas complicações é significativamente maior em pacientes fumantes do que em não fumantes [⁴].

Este período é suficiente para restaurar os níveis de vitamina C e colágeno no organismo e, com isso, melhorar a resposta celular inflamatória. Por este mesmo motivo, após o procedimento, é preciso ficar, pelo menos, mais um mês sem fumar.

após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue; . após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza; .