Qual a gravidade de uma picada de escorpião?

Perguntado por: iparis . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Picadas de escorpião provocam dor intensa e, na maior parte dos casos, não levam a óbito. Crianças, porém, têm maior risco de sofrer quadros graves. Saiba o que fazer em caso de acidentes. Uma picada de escorpião provoca dor intensa mas, na maior parte dos casos, não leva a óbito.

A grande maioria dos acidentes com escorpiões é leve e o quadro local tem início rápido e duração limitada. Os acidentados apresentam dor imediata, vermelhidão e inchaço leve por acúmulo de líquido, piloereção (pelos em pé) e sudorese (suor) localizadas, cujo tratamento é sintomático.

Na hora da picada a dor é forte e em alguns casos o efeito do veneno do escorpião pode ser imediato.

- Manter o local da picada voltado para cima. - Não cortar, furar, nem apertar o local da picada. - Beber bastante água; - Dirigir-se imediatamente ao serviço de saúde.

No caso de picada de escorpião é necessário ir no hospital o mais rápido possível, para iniciar o tratamento e evitar complicações, como alterações no coração e dificuldade para respirar que pode ser fatal.

A velocidade de ação do veneno varia de pessoa para pessoa, mas a vítima pode morrer duas horas depois de picada.

Além disso, o profissional pode recomendar a utilização de analgésicos e anti-inflamatórios, ou em casos mais graves, o uso de soro antiescorpiônico seguido de soro fisiológico para que o paciente possa se manter hidratado.

O efeito da picada pode levar à morte. O incidente pode ser leve, moderado ou grave e a análise dos sintomas deverá ser feita no Hospital, o único lugar que possui soro antiescorpiônico, utilizado para combater o veneno do escorpião,” informou.

á o escorpião-marrom também é conhecido como escorpião-preto. É mais encontrado no Leste e Centro do Brasil. Mede cerca de 6 cm de comprimento e não é uma espécie agressiva. Possui um veneno menos potente do que o do escorpião-amarelo.

Escorpiões menores são mais venenosos; veja espécies mais letais. Correio Braziliense - Pesquisadores da NUI Galway, na Irlanda, observaram que escorpiões maiores tendem a ter venenos menos potentes se comparados com os menores. Além disso, o tamanho das pinças desses animais invertebrados também importa.

O que fazer em caso de picada de escorpião?

  1. Não utilizar garrotes ou torniquetes;
  2. Não fazer incisões no local da picada;
  3. Não aplicar querosene, amoníaco, e outras substâncias no local da picada;
  4. Não administrar bebidas alcoólicas;
  5. Manter o paciente em repouso, evitando caminhar;
  6. Manter o paciente hidratado.

O escorpião-preto (Bothriurus bonariensis) tem corpo escuro e patas avermelhadas. Já a característica do escorpião manchado (Tityus costatus) são as extremidades mescladas em marrom e amarelo. Ambos picam, mas sem tanto veneno. Tem, ainda, o escorpião marrom (Tityus bahiensis).

O Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião- amarelo, é um escorpião típico do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil; é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças.

Assim como as picadas de vespa e abelha, a picada de escorpião deixa a região inchada e avermelhada. Além disso, ela provoca dor intensa e imediata. Casos graves podem, ainda, provocar aumento da frequência cardíaca, salivação aumentada, falta de ar e pressão arterial baixa.

O estudo publicado na Nature Communication sugere ainda que o bloqueio do processo inflamatório pode ser realizado por meio do medicamento corticoide, o qual deve ser administrado quase que imediatamente após a picada.